Associação Nordestina de Bonsai preserva flora nativa

Associação Nordestina de Bonsai preserva flora nativa

O bonsai é a árvore cultivada em vaso. De origem japonesa, a arte milenar deixou o alagoano Bergson Vasconcelos apaixonado pelo bonsai. Há 16 anos, ele se dedica as técnicas do cultivo com árvores nativas da região nordeste.

Com um desejo de preservação do ambiente, Bergson reuniu suas experiências e, desde o ano de 2012, registrou tudo em seu livro “Paisagem de bonsai – diferentes técnicas para criação de pedras artificiais”.

“Eu acredito que a gente tem a obrigação de registrar o que aprendeu ao longo do tempo”, salienta o autor do livro e vice-presidente da Associação Nordestina de Bonsai (ANB).

Bergson fala ainda que a ideia do livro surgiu para suprir uma carência no mercado e possui um cunho de preservação ambiental. De acordo com ele, o cultivo do bonsai tem um uma relação direta com técnicas ornamentais utilizando pedras retiradas da natureza. Para que não ocorra essa retirada, o livro fornece conhecimento técnico da utilização de pedras artificias.

O livro, considerado única obra já feira dentro da literatura do bonsai no Brasil e no Mundo, terá seu pré-lançamento dentro do evento internacional que será realizado entre os dias 25 e 27 de abril em Maceió. O lançamento para as livrarias de todo Brasil está marcado para um mês depois do pré-lançamento, em Minas Gerais.

Associação

A Associação Nordestina de Bonsai (ANB) foi fundada em 2010 com o intuito de melhorar a técnica do bonsai na região. Com uma parceria entre os nove estados nordestinos, a associação promove workshops e aulas para difundir as técnicas de origem japonesa, lançando um informativo a cada seis meses.

Atualmente, a ANB possui 60 associados e se objetiva em repovoar as espécies nativas, através do cultivo e preservação da flora. “Nós fazemos um apelo para trazer a natureza para dentro de casa”, alerta Bergson Vasconcelos.

O trabalho é feito colhendo sementes da flora nordestina e cultivando através da técnica do bonsai. “Dessa forma, temos feito a propagação das sementes e passamos a ter mais espécies nativas do nordeste”, salienta o vice-presidente.

Entre as espécies cultivadas encontram-se o camboim de raposa, o pau mulato, araçá, calliandra spinosa, moleque duro, catingueira rasteira e frutíferas de todo o Brasil.

Workshop

Para reunir as associações nacionais e difundir técnicas internacionais do bonsai, a ANB promove o VII Workshop Internacional que, pela primeira vez no Brasil, terá a presença do mestre japonês Kunio Kobayashi. O evento irá ocorrer entre os dias 25 e 27 de abril no Radisson Hotel, em Maceió. “Em novembro, teremos, no estado da Paraíba, o Bonsai Brasil 2014 que irá efetivar a união entre as associações”, destaca o vice-presidente Bergson.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate