Porto Calvo ganha nova equipe do NASF

Porto Calvo ganha nova equipe do NASF

Com o intuito de garantir uma boa qualidade de vida aos portocalvenses, a Prefeitura de Porto Calvo, através da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu trazer mais uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A cidade do Litoral Norte conta agora com uma cobertura de 100% do NASF nas unidades básicas de saúde do município.

A nova equipe começou a atuar desde o dia 8 de abril. O grupo é formado por duas fisioterapeutas, uma psicóloga, uma assistente social, uma nutricionista e uma profissional de educação física. A equipe vai atuar nas unidades básicas de saúde do Varadouro, Antarctica, Maciape, Mangazala e Caxangá.

O NASF faz parte da atenção primária e prioriza fazer consultas compartilhadas, visitas domiciliares e ações preventivas. Atualmente também vem desenvolvendo atividades juntamente com o Programa Saúde na Escola (PSE) em escolas do município. A equipe ainda desenvolve atividades na Associação Pestalozzi.

A coordenadora-geral do NASF, Geize Lima, ressaltou a importância da nova conquista da Secretaria Municipal de Saúde. “Agora o NASF proporciona 100% de cobertura nas unidades de atenção básica com o apoio de duas equipes multidisciplinares, fazendo efetivação de atividades de educação permanente e enfocando na prevenção e promoção à saúde nas políticas nacionais”, disse.

O NASF desenvolve ações com grupo de hiperdia (hipertensos e diabéticos), gestantes, puericultura (orientações a mães puérperas e crianças em fase de desenvolvimento infantil), planejamento familiar e atendimentos e consultas domiciliares. A equipe do NASF 1 já atende as unidades básicas de saúde no Alecrim, Santa Maria e Maria da Penha.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate