Operação Páscoa vai garantir atendimento no feriadão

Operação Páscoa vai garantir atendimento no feriadão

Para garantir a assistência durante o feriadão prolongado da Semana Santa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) montou a Operação Páscoa, visando assegurar atendimento qualificado durante os próximos cinco dias. Da quinta-feira (17) até a segunda-feira (21), quando se comemora o Dia de Tiradentes, cerca de 8 mil servidores estarão trabalhando em regime de revezamento.

A Operação Páscoa mobilizou os diretores e gerentes do Samu, Unidade de Emergência do Agreste (UEA), Hospital Geral do Estado (HGE), Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar), Vigilância Sanitária e Ambulatórios 24 Horas. Em todas estas unidades, equipes multidisciplinares irão atuar durante em regime de plantão.

“Nossa intenção é garantir o funcionamento adequado da rede estadual de saúde, visando oferecer atendimento aos alagoanos e turistas, principalmente pelas estatísticas de violência no trânsito, que historicamente aumentam nesta época do ano. Estamos preparados para atender a todos com eficiência e humanização, mas é importante que as pessoas não exagerem no consumo de bebidas alcoólicas”, alerta o secretário da Saúde, Jorge Villas Bôas.

Isso porque, segundo dados fornecidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Páscoa costuma ser mais violenta do que o Carnaval. Por isso, segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, a necessidade de formar uma escala de atendimento que assegure a agilidade e eficiência no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

No entanto, Jorge Villas Bôas orienta que, para ofertar um atendimento qualificado, é necessário que os usuários procurem os locais corretos no momento de receberem atendimento. “Para os Ambulatórios 24 Horas e as UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] devem ser encaminhadas vítimas de pequenos cortes, crises de asma, convulsões, viroses e dores em geral. Já no HGE e UE do Agreste, o público alvo são as vítimas de queimaduras, acidentes de trânsito ou de ferimentos por armas branca e de fogo”, informa.

UPAs e Ambulatórios

Atualmente, Alagoas conta com quatro UPAs, localizadas em Viçosa, Penedo, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios, e que funcionam todos os dias da semana, durante 24 horas, sob a gerência das prefeituras municipais, realizando um atendimento intermediário entre a Atenção Básica e o serviço de emergência, disponibilizando sala de estabilização, com raios-X e laboratório.

Em Maceió, os usuários do SUS têm à disposição cinco Ambulatórios 24 Horas, que estão situados na Levada (Noélia Lessa), Chã da Jaqueira (Dom Miguel Câmara), Tabuleiro do Martins (Assis Chateaubriand), Jacintinho (João Fireman) e no Benedito Bentes (Denilma Bulhões).

“Com isso, ao se tratar de casos clínicos, com perfil de urgência, os usuários do interior devem procurar as UPAs e os da capital devem se dirigir aos Ambulatórios 24 Horas. Isso porque, todas estas unidades dispõem de uma equipe multiprofissional capacitada, que estabiliza o paciente e, após análise do quadro clínico, encaminha-o para o HGE ou Unidade de Emergência do Agreste, evitando assim a superlotação das duas maiores emergências do Estado”, observa o secretário de Estado da Saúde.

Hemorrede Pública

O Hemoal e Hemoar também irão funcionar em escala de plantão, a fim de liberar sangue e hemocomponentes às unidades de saúde públicas de Alagoas. As duas unidades realizaram, nos últimos oito dias, ações junto aos doadores voluntários para assegurar sangue em quantidade e qualidade necessárias à demanda transfusional.

No Ambulatório de Hematologia, situado em prédio anexo ao Hemoal, uma equipe multidisciplinar estará de plantão para atender aos hemofílicos que necessitarem receber a proteína Fator VIII, indispensável para a coagulação do sangue.

Samu, UEA e HGE

O Samu Maceió irá funcionar normalmente, assim também como o de Arapiraca e as bases descentralizadas espalhadas em todas as regiões do Estado. Na Unidade de Emergência do Agreste (UEA), situada em Arapiraca, assim como no HGE, em Maceió, escalas de plantão foram montadas para garantir que nenhum alagoano fique sem atendimento de urgência e emergência.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate