Governo discute melhorias tecnológicas para a Segurança Pública

Governo discute melhorias tecnológicas para a Segurança Pública

Gestores dos órgãos de segurança pública se reuniram nesta quarta-feira (12) em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) para apresentar a infraestrutura tecnológica atual e planejar ações estratégicas de inteligência e Tecnologia da Informação na Segurança Pública do Estado.

O secretário adjunto da Defesa Social, Lúcio de Melo, que até pouco tempo estava a frente do Detran de Alagoas apresentou os resultados obtidos naquele órgão através do investimento feito em tecnologia. Em 2008, o Detran investia apenas 1% da receita em Tecnologia da Informação, em 2011 esse investimento cresceu para 12 %, e em 2013, 7%, com isso o Detran teve um aumento de 54% na arrecadação.

“Quanto mais invisto em tecnologia, mais tenho retorno em arrecadação e eficiência. O investimento feito no videomonitoramento retorna em menos de um ano. Investir em TI é rentável para a instituição.Com um aumento médio de 10% em TI, conseguimos aumentar mais de 50% na arrecadação, é um investimento que retorna em pouco tempo”, comenta Lúcio..

O Detran investiu em equipamentos, serviços e sistemas da informação de modo a diminuir as filas, falhas e fraudes. A automação dos serviços também teve um grande salto, além dos totens, o órgão investiu nos serviços que são oferecidos no próprio site. Em 2010 eram oferecidos 10 serviços no site do Detran, hoje já são 33, o que facilita para o cidadão que não precisa se deslocar o tempo inteiro para o Detran..

“O Itec foi decisivo no processo de modernização do Detran. Cem por cento do processo foi feito com participação do Itec, através do órgão e da equipe do Itec que trabalha diretamente no Detran. O papel do Itec é criar uma uniformidade na Tecnologia de Informação do Governo para que haja uma integração. Ele é um órgão estratégico para o Estado e sem ele não temos como avançar. Agora é preciso investir nesse órgão, como o Detran fez, o Itec não tem como subsidiar a infraestrutura tecnológica pro estado inteiro de graça, os órgãos precisam repassar a verba”, finaliza Lúcio..

Após a apresentação do Detran, a Coordenadoria Setorial de Informatização e Segurança apresentou a atual infraestrutura tecnológica da Segurança Pública composto pelos órgãos da Polícia Militar, Civil, Bombeiros, Perícia Oficial, Instituto Médico Legal (IML) e Administração Penitenciária, com o intuito de analisar os pontos de melhoria e pensar na uniformização de um ssitema que seja utilizado por todos e que atenda a todos os requisitos.

“Eu estou aqui e o diretor-presidente do Itec, Alyson Oliveira, está aqui hoje porque o Detran e a Seds nos deram condições de interferir em projetos como o de Videomonitoramento e o de Radiocomunicação Digital. O Itec é a PGE do Estado em termos de tecnologia, tudo deve ser passado para o Itec para que ele dê um parecer técnico em relação a funcionalidade e viabilidade dos sistemas, mas são muitos os processos e o Itec só pode se aprofundar e acompanhar, como fez no Videomonitoramento e no Radiocomunicação digital, alguns que são escolhidos a dedo, e nós estamos aqui hoje pra isso”, declarou o secretário da Secti, Eduardo Setton.

Segundo o secretário, o Itec vai contar com o apoio de professores da Universidade e com o instituto que está a frente do Polo de Tecnologia, o Ictal, para fazer as avaliações e os pontos de melhoria. “O Itec, na próxima reunião vai chegar aqui para dizer as vantagens e desvantagens de se criar um novo sistema ou de prover melhorias no já existente, bem como a viabilidade da infraestrutura tecnológica nesses dois casos”, concluiu Setton.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate