Acordo salarial beneficia 100 mil trabalhadores em canavieiros em Alagoas

Acordo salarial beneficia 100 mil trabalhadores em canavieiros em Alagoas

Depois de quase três meses de negociação os trabalhadores rurais do setor sucroalcooleiro de Alagoas chegaram a um acordo com os empregadores nesta terça-feira, 19. Representados pela Fetag/AL na mesa de negociação, eles conquistaram um reajuste de 7% a ser pago em duas parcelas, ainda este ano – sendo 4% este mês e o restante em dezembro.
Além da Federação dos Trabalhadores na Agricultura também participaram das negociações, representado os patrões, A Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (FAEAL), o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL) e a Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Alagoas).
O Sindaçúcar-AL também fechou, recentemente, acordo com trabalhadores do setor sucroalcooleiro que trabalham na área industrial, com reajuste de 7% divido em duas parcelas – sendo uma em setembro deste ano e a outra em fevereiro de 2014.
Os dois acordos salariais beneficiam mais de 100 mil trabalhadores que trabalham no setor sucroalcooleiro, sendo cerca de 15 mil na área industrial e o restante na área agrícola. A negociação deste ano foi considerada uma das mais difíceis dos últimos anos, em função da crise que as indústrias do setor enfrentam, considerada a maior de todos os tempos.
“Foi um grande avanço esse acordo. Cedemos até onde podíamos ceder. Agora todo o esforço das empresas é para manter os pagamentos dos trabalhadores em dia e honrar todo os compromissos”, aponta Pedro Robério Nogueira.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate