CPLA se une com grupo de pesquisa da UFAL para melhorias no leite de seus associados

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) avança mais uma vez no desenvolvimento da agricultura familiar do Estado. Em parceria com um grupo de pesquisa, formado por alunos do curso de mestrado em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foram realizadas inspeções em 43 tanques comunitários para padronizar o leite de acordo com as legislações nacionais.

Orientados pela professora Elisabeth Sampaio, a pesquisa consistia em duas etapas. Na primeira, foram realizados treinamentos com os produtores dos tanques vinculados ao projeto. Já na segunda etapa, foi feita uma análise do produto, com base na Instrução Normativa 62, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), a respeito das regras de controle de qualidade do leite, que deve ser seguido em todo o país.

Após as avaliações nos 43 tanques que armazenam leite dos associados da cooperativa, o resultado foi favorável. “A grande maioria deles estão dentro dos padrões exigidos na legislação estadual e estamos caminhando para que o modelo atenda à nacional. Um exemplo disso é que em nenhum deles foi detectado resquícios de antibióticos que foram aplicados no animal presente no leite, não oferecendo riscos ao consumo humano”, esclarece Otto Portela, participante do grupo de pesquisa.

Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, enxergar o leite produzido em Alagoas com potencial de alcance de vendas fora do estado fortalece a atividade. “Além de instruir nossos produtores para apresentarem ao consumidor um produto de qualidade, o faz mais competitivo, atendendo aos padrões do mercado nacional”, destaca.

A próxima fase da pesquisa será a avaliação das propriedades onde se encontram os tanques, para averiguar se elas também estão correspondendo às legislações vigentes.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate