Leilões movimentam economia alagoana e a Expoagro 2012

Leilões movimentam economia alagoana e a Expoagro 2012

Ao longo do ano, criadores espalhados pelo território alagoano desenvolvem rigorosos processos de seleção em seus criatórios. Melhoramento genético, cuidados com a reprodução e aperfeiçoamento da qualidade das raças são alguns dos aspectos trabalhados nos planteis. O resultado de todo esse trabalho é levado para o Parque de Exposições José da Silva Nogueira, o Parque da Pecuária no mês de outubro.

Através de exposições ou julgamentos, a sociedade e os demais criadores conhecem e compartilham as melhorias em raças e produtos. A evolução de bovinos, equinos, caprinos, ovinos, muares, asininos dentre outros são expostas ao público na Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas, a Expoagro, que em 2012 chega a sua 62ª edição.

O melhor dos criatórios, porém, é reservado para os leilões. Neste ano, serão 10 e a expectativa é movimentar R$ 7 milhões. O evento começou nesta sexta-feira, 19 e já neste sábado, começa a maratona de remates. Logo no segundo dia de Expoagro o 11° Leilão Nelore Barros Correia e Convidados abre o calendário de remates com produtos de alta qualidade genética. Serão embriões, matrizes doadoras, touros comerciais e de repasse totalizando 80 lotes.

O 14º Leilão Alagoas Produção está marcado para o domingo, dia 21. Às 12h, Varrela Pecuária, Marco Maranhão e Givago Tenório promovem o remate de ovinos das raças dorper, white dorper, santa inês e fêmeas comerciais. Dia 22 é a vez de Emílio Omena e filhos. Experiência e inovação serão levadas ao tattersal no Leilão Genética Alfredo de Maya e Convidados, a partir das 19h com fêmeas Puras de Origem (PO) de elite e touros PO a campo.

No dia 23, com 500 lotes de bezerros, o 8° Leilão Nelore Positivo dá prosseguimento ao circuito. Na promoção do remate marcado para as 19h, está o produtor Celso Pontes de Miranda Filho. Sob o comando das Agropecuárias Olival Tenório, Imbiribeira e Nelore SMP, a noite de 24 de outubro apresenta o 8° Leilão Nelore União com matrizes e touros (PO) elite e a campo.

Às 20h30 de 25 de outubro cavalos da raça quarto de milha serão leiloados no Maceió Horse’s Show 2012. Ao meio-dia do dia 26 acontece o 3° Leilão Guzerá Alagoas. Na mesma data, às 19h, é a vez do gado leiteiro de elite do 2° Leilão + Leite. Serão leiloados 45 lotes entre novilhas, vacas em lactação e embriões de gado gir e girolando. Quem promove são os criadores Domício Silva, Marcos Ramos Costa e Paulo Amaral.

Na tarde do dia 27, acontece o Leilão Tropa Alagoas 2012, quando jumentos pega, mulas e cavalos de sela serão leiloados por Celso Pontes de Miranda Filho, Varrela Pecuária, Rodrigo Loureiro e MV Muares. Na tarde do dia 28, Varrela Pecuária e Agropecuária Olival Tenório levarão touros nelore (PO) e novilhas (PO) ao Parque da Pecuária no 33° Leilão Nelocampo, encerrando assim os leilões na Expoagro.

O acesso ao recinto de leilões é restrito aos convidados, porém, os estandes e demais áreas do Parque estarão abertos a visitação. A Pecuária abre seus portões para receber visitantes, que, embora não comercializem animais, queiram se sentir mais próximos do universo agropecuário. A entrada custa apenas R$ 4,00 e crianças menores de cinco anos não pagam.

Serviço:

O quê: 62ª Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro)
Quando: de 19 a 28 de outubro de 2012
Onde: Parque de Exposições José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária), em Maceió/Alagoas
(Com assessoria)

Leia mais:

O blog continua, como prometido, divulgando as novidades da Expoagro. A informação completa, como sempre, você confere no site http://expoagroalagoas.com.br/ ou no link a seguir:

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate