Novos profissionais desistem e ampliam número de vagas do Mais Médicos em AL

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/12/ab4d8f09edcfdd479c4fe2fdc419c5dd_L.jpgNovos profissionais desistem e ampliam número de vagas do Mais Médicos em AL

A desistência de profissionais para atuar no Mais Médicos em Alagoas, no lugar dos médicos cubanos, fez ampliar de 26 para 39 o número de vagas ainda em aberto no Estado, segundo levantamento do Ministério da Saúde, que revisou neste fim de semana o número de municípios que ainda não preencheram todas as vagas deixadas pelos profissionais de Cuba.

De acordo com o ministério, o número de municípios cujas vagas ainda não haviam sido preenchidas saltou de 19 para 25, o correspondente a 53,1% dos 47 municípios que tinham profissionais cubanos. Cacimbinhas, Campestre, Colônia Leopoldina, Dois Riachos, Olho D’Água do Casado, Olivença, Piaçabuçu e Santana do Ipanema, que já tinham zerado as vagas, voltaram ofertar

Em Alagoas, o programa Mais Médicos está presente em 70 municípios – 47 deles tinham  profissionais cubanos. Ao todo, 231 profissionais atuam em Alagoas, sendo 127 deles, cubanos. Em três municípios – Pariconha, Porto Real do Colégio e São Sebastião – os médicos atuam em Distritos Sanitário Especial Indígena (DSEI), segundo o edital do programa. Nesses locais, ainda há duas vagas em aberto, segundo o levantamento do Ministério da Saúde.

Em Belém, a vaga disponibilizada com a saída do médico cubano ainda não foi preenchida, segundo o secretário de Saúde do município, Robson Feitosa Santos. “Esperamos que a situação seja regularizada em janeiro”, ressaltou ele.

Na região Nordeste, Alagoas é o terceiro estado com o menor número de vagas disponíveis. Sergipe tem a menor oferta, com doze vagas. Na outra ponta, o Maranhão aparece com o maior número de vagas, com 209, seguido da Bahia (200), Ceará (69), Pernambuco (67) e Piauí (57).

Em todo o País, com a revisão feita pelo Ministério da Saúde, foram disponibilizadas 2.549 vagas em 1.197 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Os postos abertos são referentes as localidades não ocupadas na primeira seleção.

“Ao todo, 5.846 médicos se apresentaram nas cidades escolhidas ou iniciaram as atividades. Os profissionais que já estão homologados e desistiram dos postos tiveram as vagas colocadas de volta ao edital do Mais Médicos”, informou o ministério, em nota.

Número de vagas disponíveis no Nordeste

Alagoas 39

Bahia 200

Ceará 69

Maranhão 209

Paraíba 25

Pernambuco 67

Piauí 57

Rio Grande do Norte 21

Sergipe 12

 

Gazetaweb e Ministério da Saúde

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate