Prefeitura isenta mais de 64 mil famílias da taxa de iluminação

Prefeitura isenta mais de 64 mil famílias da taxa de iluminação

Mais de 64 mil famílias de baixa renda em Maceió são beneficiadas com a isenção da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip). Graças ao ajuste fiscal feito pela Prefeitura de Maceió, 27% dos consumidores residenciais de toda a capital alagoana que consomem até 60kw de energia por mês não precisam pagar pelo serviço oferecido pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).

A isenção ajuda justamente os que mais necessitam, como consumidores cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica. Com o ajuste fiscal, o pequeno consumidor parou de pagar a mesma alíquota que os grandes usuários. Assim, quem consome até 60kw, automaticamente fica isento da Cosip, o que não acontecia antes, já que era necessário passar por um longo processo burocrático para provar ser dono do imóvel, consumidor de baixa renda e que a conta não havia passado do limite máximo exigido.

O benefício vai além das famílias que consomem até 60kw: aquelas em que a conta não passa de 100 kw continuam pagando a mesma taxa de cinco anos atrás, sem aumento. O total de favorecidos pela ação da Sima representa 45% de todos os consumidores de Maceió.

“Mesmo beneficiando parte da população de baixa renda, a Sima aumentou sua arrecadação, sem prejudicar o pequeno contribuinte. Um ambulante que antes pagava quase R$ 12,00 de tarifa, hoje paga uma taxa que não passa de R$ 6,00, uma ação que atende quase 23% da categoria em Maceió, permitindo ao pequeno comerciante uma taxa de lucro maior, aumentando a distribuição de renda”, explica o superintendente Frederico Lins.

A mudança ajudou a Sima a executar o seu trabalho: a melhoria da iluminação pública da capital alagoana. “Nos últimos quatro anos, Maceió saiu de 55.000 luminárias para mais de 70.000 luminárias, ativou um canal direto com a população, investiu na valorização dos servidores e aumentou a capacidade de investimentos na ampliação e qualificação do sistema”, afirma o superintendente.

Disque Luz e Cidade Iluminada

A Sima dispõe de canais diretos para solicitação dos serviços de iluminação pública em Maceió. O Disque Luz pode ser acionado por telefone 0800 031 9055 (de telefone fixo, a ligação é gratuita). Para efetivar a solicitação, basta ligar e informar o endereço exato com atenção. Além disso, o solicitante deve dizer qual o problema identificado. As demandas são direcionadas para o sistema que gerencia o Disque Luz. O prazo de resposta é de 72 horas.

A organização do sistema também possibilitou à Sima investir em um aplicativo para smartphones, o Cidade Iluminada (disponível para IOS e Android), criado para que o maceioense tenha ainda mais facilidade em comunicar os locais onde existem postes apagados e solicitar outros serviços. Sem prejudicar os pequenos e não sobretaxando os grandes, a Prefeitura de Maceió, através da Sima, mostra que com perseverança e trabalho duro, tudo pode ser realizado.

_

Ascom Sima

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate