Número de empresas que podem ser abertas de forma on-line é ampliado em AL

Portal Facilita Alagoas disponibiliza a protocolização digital para as sociedades limitadas e Eirelis
Número de empresas que podem ser abertas de forma on-line é ampliado em AL

Referência no País em relação à implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), Alagoas expandiu, nesta sexta-feira (04), os tipos de empresas que podem realizar o processo de abertura de forma totalmente on-line. Com a entrada virtual para empresários individuais disponível desde outubro de 2015, o Portal Facilita Alagoas passou a contar com a protocolização de sociedades limitadas e empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli) pela via digital.

A inclusão das naturezas jurídicas faz parte do plano de ação desenvolvido pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) para este ano, visando desburocratizar ainda mais o registro empresarial no Estado. Em Alagoas, o início dos processos de abertura, alteração e baixa de negócios é feito pelo Portal Facilita Alagoas, porém, para algumas naturezas jurídicas, a entrada da documentação no órgão era feita somente presencialmente.

“Isso vai trazer mais facilidade para os empresários. Imagine uma empresa com vários sócios, podendo o sócio estar em qualquer lugar do País ou até mesmo no exterior, e o processo poderá ser protocolado porque esse sócio irá assinar a documentação digitalmente. Essa opção também traz agilidade ao processo, até porque a entrada do documento era o único momento que o empresário precisava se deslocar à Junta Comercial, pois, depois de protocolado, o processo era digitalizado e seguia pelo fluxo on-line, sendo analisado e disponibilizado ao cliente no Facilita Alagoas”, explicou o presidente da Juceal, Carlos Araújo.

Para que os processos referentes a sociedades limitadas e as Eirelis possam ser protocolados, os empresários e os sócios, assim como os administradores e representantes de empresas que façam parte do quadro societário, devem dispor de certificado digital do tipo e-CPF, que servirá para assinar os documentos.

Depois de iniciado o processo no Portal Facilita Alagoas, com a Consulta Prévia deferida e a Ficha de Cadastro Nacional (FCN) preenchida, o sistema disponibilizará as opções para entrada on-line ou presencial. Escolhendo a opção pela protocolização por meio do Facilita Alagoas, uma tela para uso do certificado será aberta e, logo em seguida, os campos para anexar dos documentos assinados. Após a verificação de toda a documentação, o cliente pode seguir com a protocolização.

Com a inclusão das naturezas jurídicas, mais de 32 mil sociedades limitadas e Eirelis que possuem registro ativo na Juceal poderão usufruir da opção. Somente neste ano, foram constituídas 1.414 sociedades limitadas, segundo maior número quando observa-se as naturezas jurídicas.

Além da opção de protocolização on-line para os empresários individuais, as sociedades limitadas e as Eirelis, a Junta Comercial conta com 17 unidades do serviço Juceal Express, que promovem atendimento similar ao realizado na sede do órgão, em Maceió.


Ascom Juceal

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate