Estado garante estrutura que vai melhorar chegada de navios

Governador Renan Filho confirmou construção de um trapiche para facilitar processo de atracagem de embarcações
Estado garante estrutura que vai melhorar chegada de navios

Em sua trajetória política, Renan Filho deu sinais de grande parceria com o setor turístico alagoano e na última sexta-feira, 14, no Palácio República dos Palmares, o governador deu mais provas desta forte ligação. O Governo do Estado, em parceria com a Administração do Porto de Maceió, vai construir um trapiche para melhor acomodar os navios que chegam a costa maceioense, lotados de turistas no verão.

O pleito do segmento turístico era que algo fosse feito para melhor acolher o visitante que chega pelo Porto de Maceió para desfrutar das belezas que só Alagoas tem. Deste modo, o setor foi atendido e a administradora do Porto de Maceió, Roseana Beltrão, foi testemunha da iniciativa do Estado. O trapiche, neste sentido, é um tipo de estrutura que vai facilitar a atracagem dos navios no porto.

O governador Renan Filho exaltou a importância – e a necessidade – de um porto melhor preparado e mais confortável para receber os turistas.

“A administradora do Porto de Maceió, assim como o setor de turismo de Alagoas, solicita a construção deste trapiche, em Jaraguá, para melhorar o desembarque dos passageiros e dar mais comodidade ao turista que chega ao estado. Isso é fundamental, pois movimenta nossa economia, cria novas oportunidades para aqueles que vivem do turismo e dinamiza Maceió durante o verão”, emendou Renan Filho.

Outra pauta recorrente do trade e abordado no encontro foi a construção do terminal de passageiros. O governador adiantou que já existe a autorização de R$ 560 mil para melhor preparar o Porto de Maceió. O projeto foi concluído e Renan Filho se comprometeu em buscar recursos federais para iniciar e concluir o empreendimento, que vai dinamizar ainda mais o turismo de Alagoas.

A iniciativa do governo empolgou a administradora do porto que lembrou que as dificuldades são grandes e os pleitos antigos e apenas agora está vendo os projetos terem sequência.

“É uma demanda muito antiga do setor turístico e do Porto de Maceió para que se faça algo que melhore a receptividade do visitante. E com essa parceria com o governo, será possível. Maceió é uma cidade receptiva, mas ainda é uma cidade em fase de crescimento no setor de infraestrutura. Provocamos essa demanda e ela foi aceita”, completou agradecida Roseana Beltrão.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico lembrou que o segundo passo desta aliança é a construção de um terminal de passageiros, outro sonho antigo do trade turístico local.

“Até que a gente possa estruturar a construção de um novo terminal, estudos preliminares estão em andamento, e a construção de um trapiche é a viabilização de um melhor desembarque para os passageiros, além de mais conforto para sua chegada em Maceió”, explicou Jeanine Pires.

A parceria entre Governo do Estado e Porto de Maceió ainda deve gerar o aperfeiçoamento do receptivo da unidade portuária maceioense.

“Nossa ideia é melhorar um pouco a estrutura de receptivo e a chegada destes passageiros, permitindo que o visitante possa, não apenas ver melhor as belezas naturais que Maceió dispõe, mas sobretudo, apresentar melhor as possibilidades de turismo que Maceió e seus bairros oferecem”, concluiu a secretária.

O governador apontou que Alagoas chegou a receber cerca de 95 mil turistas pelo porto, anualmente. Em 2014, foram apenas 18 mil passageiros.

Diálogo com a Marinha
Seguindo a agenda desta sexta, o governador recebeu o vice-almirante Afrânio de Paiva Moreira Junior, comandante do 3º Distrito Naval, que abrange os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Alagoas.

Para Renan Filho, é importante estreitar o diálogo entre a Marinha e o Governo de Alagoas. A visita foi acompanhada pelo capitão dos Portos de Alagoas, Antônio Braz. Na ocasião, o governador foi presenteado com o livro Amazônia Azul – A Última Fronteira.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate