Governo conclui mais uma etapa da macrodrenagem do Tabuleiro

Governo conclui mais uma etapa da macrodrenagem do Tabuleiro

O Governo de Alagoas conclui mais uma etapa da construção do sistema de macrodrenagem do bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió, e honra o compromisso em não deixar que as obras de infraestrutura parem e causem prejuízos maiores à população.

A execução está sendo feita pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

A obra total de macrodrenagem do bairro do Tabuleiro do Martins – paralisada entre 2007 e 2012 -, deve ser concluída até dezembro deste ano. A informação foi fornecida recentemente pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) que se reuniram com empresários do Polo Multissetorial Luiz Cavalcanti para discutir as principais demandas do setor.

De acordo com a secretária Aparecida Machado, a promessa de garantir a continuidade das obras através de uma força-tarefa contribui também para que os cofres públicos não fiquem ainda mais onerados.

“Uma das prioridades da Seinfra é a conclusão das obras existentes e fazer uma força-tarefa para evitar essas paralisações que prejudicam a conclusão de projetos e causam ainda mais prejuízos à população. As paralisações representam uma involução e um aumento significativo no orçamento final”, destacou a secretária.

O projeto de macrodrenagem no Tabuleiro do Martins foi desenvolvido para evitar os alagamentos frequentes naquele bairro, que devido ao terreno plano, as águas pluviais não têm para onde escoar. As lagoas artificiais 1, da Coca-Cola, e 2-3, localizada no conjunto Salvador Lyra, fazem parte de umas das primeiras fases do projeto.

Como a obra foi embargada em 2006 pelo Tribunal de Contas da União (TCU), não foi possível a execução de elementos construtivos essenciais capazes de evitar a degradação excessiva do solo, enquanto estava parada, principalmente nas encostas da Grota do Bom Jesus, no bairro do Benedito Bentes.

A paralisação prejudicou o andamento, agravando os deslizamentos de terra. A obra só pôde ser reiniciada mo fim do ano passado.


Detalhes da obra

Segundo o secretário-adjunto de Projetos Especiais e Irrigação da Seinfra, Alzir Lima, com conclusão da obra da caixa dissipadora de energia, foi possível estancar a evolução erosiva.

A estrutura da caixa de dissipadora é capaz de amortecer a pressão da água, proveniente do volume captado da macrodrenagem, antes de seguir em direção ao leito do Rio Jacarecica, evitando uma tragédia pré-anunciada.

“Os prejuízos do desemboque das lagoas diretamente nas calhas do Rio Jacarecica, local de deságua, estavam previstos. Como a caixa dissipadora não foi feita, a água estava sendo jogada diretamente em um buraco da Groa Bom Jesus e a cada inverno a cratera aumentava. Nesse período, uma grande quantidade de casas foi destruída”, relata Alzir Lima.

A construção da caixa dissipadora de energia obstrui a deterioração do solo das encostas da Grota. O estágio avançado das obras da macrodrenagem do Tabuleiro do Martins impede o processo de erosão, que se agravava a cada tempestade, e tranquiliza os moradores da região que sofriam as consequências da intensidade da chuva.

Para Lima, as pessoas que vivem na Grota do Bom de Jesus não precisam mais se preocupar com o avanço da cratera, que “engolia” as moradias das áreas de risco, quando chovia, e avançava para outros conjuntos, assustando os moradores do bairro e limitando os investimento na região.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate