Escancarado: eleitores de Alagoas vendem votos até pelo Facebook

Escancarado: eleitores de Alagoas vendem votos até pelo Facebook

No passado alguns eleitores votavam por medo. O voto ia para quem o “coronel” escolhesse. O Brasil mudou, os coronéis políticos não metem mais medo, o eleitor tem plena liberdade para votar em quem quiser, mas muitos preferem aproveitar o momento da eleição para tirar alguma vantagem.

É difícil saber quem começou o comércio de votos no Brasil, mais forte em regiões mais pobres, como o Nordeste. Mas a tradição por aqui que era a de trocar o voto por algum favor, “evoluiu”. Agora os eleitores que transformaram seu voto em produto não querem saber mais de promessas ou compromissos.

Em Alagoas, segundo informações nos meios políticos, o voto foi tabelado em R$ 100, num esquema que envolve do eleitor ao candidato, passando por coordenadores de cadastro e cabos eleitorais. Dependo do lugar e do momento, o voto saiu por menos ou por mais.

A venda do voto, um negócio que normalmente era feito na “surdina”, para tentar evitar complicações para vendedores e compradores, foi tão escancarada que teve eleitor ofertando o “produto” até pelo Facebook.

Um candidato a deputado estadual de Alagoas ficou surpreso com a “cara de pau” de alguns eleitores que estão oferecendo votos em troca de dinheiro ou de outros favores.

Além de propostas presenciais, esse candidato – um dos poucos que  foi eleito sem entrar nesse mercado – muitas ofertas de votos pelas redes sociais, especialmente pelo Facebook.

Depois de encerrada á eleição, o candidato chegou à conclusão de que em Alagoas a “venda” de votos é muito mais forte do que a “compra”: “aqui alguns eleitores tentar vender ou trocar  voto de qualquer jeito, mesmo sabendo que é um crime. Eu estou realmente surpreso. Agora dá porque certos políticos são eleitos”.

O deputado mandou para o blog algumas mensagens que recebeu, tomando o cuidado de identificar os “comerciantes”. Ele também prefere não se identificar para evitar polêmicas: “não quero me promover com isso. Quero apenas que as pessoas reflitam sobre a importância de votar com consciência, procurando escolher as melhores propostas e os melhores candidatos”, aponta.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate