Collor destaca criação de Banco de Desenvolvimento pelo Brics

Collor destaca criação de Banco de Desenvolvimento pelo Brics

O presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Fernando Collor de Mello (PTB), destacou, durante sessão ordinária desta quarta-feira (16), a importância da criação do chamado Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) pelo Brics (grupo de nações composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Collor acredita que o Banco pode desenvolver ações com objetivo de incentivar soluções para problemas históricos, principalmente na área de infraestrutura. Os presidentes dos cinco países formalizaram a criação do banco durante a sexta cúpula do grupo, realizada nesta terça-feira (15) na cidade de Fortaleza (CE).

“Embora não tenha conseguido sediar o banco, ou ocupar sua presidência, o Brasil, em abordagem realista, ainda pode exercer função de aplainar diferenças de posições dos participantes do grupo e procurar, pragmaticamente, concentrar esforços no objetivo concreto de que o banco de fomento venha a contribuir decisivamente para nossa infraestrutura”, avaliou Collor.

Aneel
Ainda na sessão, três membros da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), indicados para serem reconduzidos aos cargos que ocupam atualmente, foram sabatinados pelos senadores.

Por unanimidade de votos, a comissão acolheu as mensagens da Presidência da República submetendo à apreciação do Senado a recondução de Romeu Donizete Rufino, como diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e de André Pepitone da Nóbrega, como diretor do órgão.

Por fim, foi ainda aprovada à mensagem de indicação de Tiago de Barros Correia, para integrar a diretoria da Aneel pela primeira vez. A decisão sobre as indicações ainda depende de deliberação do plenário da Casa, o que pode ocorrer ainda nesta quarta-feira. Pedido de urgência com esse objetivo foi aprovado durante a reunião da CI.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate