Instituições debatem inclusão socioeconômica de catadores

Instituições debatem inclusão socioeconômica de catadores

Representantes de órgãos públicos, especialistas e cooperativas do estado estão debatendo ações de inclusão socioeconômicas dos catadores em Alagoas, no I Seminário Alagoano Pró-Catador. A iniciativa, que ocorre na sede da Associação Comercial de Maceió, é promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq). O evento também conta com o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

O objetivo do seminário é discutir ações nas esferas Federal, Estadual e Municipal, visando a formulação de medidas para inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis e o encerramento de lixões no estado.

“Nós realizamos este seminário em todos os estados, para fazer um levantamento sobre a atual situação dos catadores e as ações executadas para incluí-los socialmente e economicamente, visto que esta é a única fonte de renda para muitos”, afirma Francisco Nascimento, representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Durante o evento, o gerente de Cooperativismo e Associativismo da Seplande, Beda Diaz, apresentou ações executadas pelo Governo do Estado em prol dos catadores. “Aqui no estado temos o Programa Alagoas Catador, onde a Seplande é a responsável por executá-lo, em parceria com as demais secretarias e parceiros da iniciativa privada. Nós realizamos ações em conjunto com as cooperativas para cadastrar e capacitar os catadores de resíduos sólidos no estado”, explica.

O evento teve início na manhã desta quinta-feira (15), e se estende até a tarde desta sexta-feira (16).

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate