“Circo no Asfalto” fará dois espetáculos gratuitos em Pão de Açúcar

“Circo no Asfalto” fará dois espetáculos gratuitos em Pão de Açúcar

O grupo Circo do Asfalto, de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, fará a sua segunda apresentação logo mais às 19 horas, na Praça da Matriz, na cidade de Pão de Açúcar, para levar a magia do picadeiro à população local. A sua primeira apresentação foi ontem no Povoado Meirus, zona rural do município.

Além dos desempenhos, o roteiro ainda abrange oficinas de malabarismo e circo. A companhia é composta por cinco pessoas: Douglas, Fran e Téo (família Marinho), Rafael Munhoz e Ricardo Avelar, sendo este último fotógrafo da equipe. Todos desempenham importantes papéis, isto é, atuam como palhaços, acrobatas e malabaristas.

O público assistirá ao espetáculo gratuito que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo o secretário Jurandir Amadeu (Cultura), convites estão sendo feitos nas escolas objetivando a participação de estudantes. As duas emissoras de rádio da cidade e um carro de som estão convidando a população para prestigiar o espetáculo cultural, que está percorrendo diversas cidades banhadas pelo rio São Francisco em toda a sua extensão.

O circo saiu de São Paulo no dia 23 de março e fez a sua primeira apresentação na cidade ribeirinha de São Roque (nascente do rio São Francisco), estado de Minas Gerais, e fará a sua última apresentação na cidade de Paulo Afonso (BA), no próximo dia 18.

O projeto conta somente com o apoio da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (SP), e de uma empresa fabricante de material circense (DYM Malabares). Para as apresentações nos municípios ribeirinhos do São Francisco a companhia conta com o apoio das prefeituras locais, que oferecem hospedagem, alimentação e combustível para a locomoção do veículo da companhia para o próximo município que irá receber o espetáculo.

Entre os componentes da equipe está um que recentemente fez parte da famosa companhia internacional Cirque du Soleil. Depois da apresentação desta sexta-feira em Pão de Açúcar, o espetáculo segue para a cidade de Piaçabuçu.

Ao retornar no próximo dia 26 para São Paulo, a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo realizará um evento de três dias, ainda neste mês de maio, contando com uma exposição multimídia, com o material capturado durante todo o percurso da viagem. A exposição tem como título “Sobre as Águas do Velho Chico – o dia em que o Chico encontrou o Circo”. Neste dia haverá o espetáculo “O Chico no Circo”, apresentado pelos artistas da companhia.

O Circo no Povoado Meirus

O primeiro espetáculo desta companhia em Pão de Açúcar aconteceu, nesta quinta-feira (8), às 19 horas, no Povoado Meirus, ocasião em que a conhecida “Mestra Dadá” fez uma brilhante apresentação, cantando e encantando os artistas circenses. “O espetáculo teve um começo muito bonito com a apresentação da senhora Dadá cantando para o público em nosso picadeiro. Conhecemos várias artistas populares em todo o Brasil, mas nunca vimos nenhuma se apresentar assim. Isto foi uma honra para nós”, disse o artista Fran Marinho.

Na Praça da Matriz

Não é a primeira vez que o público pão-de-açucarense assiste a um espetáculo circense de renome internacional, em praça pública. Nos dias 24 e 25 de agosto de 2012, o famoso Circo Nosostros, da tradicional Famiglia Milan, fez duas apresentações na cidade de Pão de Açúcar, durante a sua turnê pelas cidades da Região do Baixo São Francisco. O projeto circense foi premiado pelo Governo Federal e ofereceu de forma totalmente gratuita, cultura circense para as populações ribeirinhas de Alagoas e Sergipe. Dentre as cidades contempladas, na época, com o projeto cultural estavam Pão de Açúcar, Belo Monte, Traipu, Penedo, Piranhas e Propriá.

A Famiglia Milan e o Gran Circus Guaraná com Rolha foi o resultado de uma longa pesquisa sobre as companhias circenses que rodavam o Brasil e a Europa desde o final do século XIX até as duas primeiras décadas do século XX, e trouxe para a cena teatral não só figurinos, adereços, músicas e personagens da época, mas também números circenses e aparelhos “extintos” já há muitas décadas, construídos, ensaiados e apresentados como antigamente.

Agora a população de Pão de Açúcar é novamente presenteada com um projeto cultural circense, desta vez, mais abrangente, pois atende as populações ribeirinhas do São Francisco em toda a extensão do rio. E graças aos esforços dos secretários Jurandir Amadeu (Cultura) e Soraya Omena Dantas (Assistência Social), com o apoio do prefeito Jorge Dantas, o Circo no Asfalto chegou à cidade para realizar dois monumentais espetáculos.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate