Destaques recebem hoje Prêmio Expressão Alagoana

Destaques recebem hoje Prêmio Expressão Alagoana

No ano passado, o governador Teotonio Vilela instituiu, através do decreto 24.562, o Prêmio Expressão Alagoana, com a finalidade de reconhecer e valorizar o esforço e sucesso de cidadãos alagoanos que destacaram o Estado no cenário nacional e internacional.

Segundo o secretário-Chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, o prêmio Expressão Alagoana representa o reconhecimento, de forma oficial e em âmbito estadual, de grandes alagoanos que ultrapassam as barreiras geográficas e se mostram inovadores e exemplares para o nosso povo.

“Essa iniciativa vem valorizar a ousadia, o empenho e o mérito dessas pessoas. Nosso objetivo é propagar essas histórias de sucesso, reconhecendo e aplaudindo esses cidadãos comuns que se tornaram grandes exemplos pelas suas conquistas”, disse o Secretário.

Este ano, a solenidade de premiação ocorre no próximo dia 10, no Teatro Deodoro, e conta com 26 homenageados.Um dos contemplados com o prêmio, Edson Gama, conhecido como Ed Gama, é humorista e ficou em primeiro lugar no quadro “Quem chega lá”, do Domingão do Faustão, da TV Globo, que tem como objetivo disputar a preferência do público através de um medidor de riso, o “risômetro”.

De acordo com Ed Gama, estar no palco e apresentar sue trabalho para milhões de pessoas foi a realização de um sonho. “Tudo aconteceu muito rápido. Nunca tinha colocado meu trabalho em prova. Tá no palco do Domingão do Faustão foi, sem dúvidas, um sonho. Vou continuar meu trabalho como profissional do humor e muito feliz com todo esse reconhecimento”, disse o humorista.

Ele ainda ressaltou que o Prêmio Expressão Alagoana é de suma relevância para a valorização das personalidades da terra. “Muitas vezes damos valor ao que é de fora. Isso é uma cultura do alagoano. Esse prêmio vem resgatar a valorização dos talentos daqui. Fico feliz em fazer parte dessas personalidades e espero continuar fazendo por onde nosso Estado seja reconhecido”, destacou Ed Gama.

Outras duas homenageadas são Luana Mayara Mendonça e Luciana Mayara de Oliveira, ex-estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que receberam o prêmio Jovens Inventores do programa Caldeirão do Huck, com a pesquisa: “A utilização do mussambê como planta atrativa no controle biológico da praga-da-couve”.

O trabalho da dupla também foi premiado da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.Segundo Luana, a pesquisa foi feita por diversos testes e estudos, até descobrir a relação da couve e do mussambê como planta atrativa das lagartas.

“Depois dos estudos, nos inscrevemos em diversos congressos e participamos da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), onde fomos descobertas pela produção do programa, que estava à procura dos jovens inventores. Depois de um tempo, recebemos um e-mail dizendo que era para participar do quadro. Nem acreditamos”.

Sobre o Expressão Alagoana, Luana disse que é um honra ser homenageada e destaque entre as personalidades alagoanas. “Isso mostra que nosso trabalho teve uma ótima repercussão. Estou muito feliz em ser contemplada com esse prêmio”, finalizou a estudante.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate