Ministério da Agricultura lança obra de práticas de sucesso em Gestão Sustentável

Ministério da Agricultura lança obra de práticas de sucesso em Gestão Sustentável

A segunda edição do livro de Gestão Sustentável foi lançada nesta quarta, dia 19, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para incentivar a produção sustentável no campo, a publicação reúne casos singulares, exemplos de eficiência e experiências de sucesso em gestão sustentável na agricultura.

O livro contém 100 páginas com informações de referência para o setor. Parte dos cinco mil exemplares serão distribuídos para as oito empresas que foram selecionadas para compor esta edição, além das embaixadas, universidades, bibliotecas, secretarias municipais, estaduais e órgãos públicos ligados à agricultura.

Oferecer capacitação tecnológica, ambiental e social aos profissionais do campo, tornando as lavouras  sustentáveis, é o objetivo do programa Agro Mais, um dos oito projetos escolhidos pelo Mapa e apresentados na publicação. Nos últimos dois anos, o trabalho, resultado de uma parceria entre as iniciativas privada e pública, já beneficiou mais de mil trabalhadores, em 365 propriedades rurais do Espírito Santo.

“O foco base dele é desenvolver ações de educação e treinamento em práticas sustentáveis. Avaliar o índice de sustentabilidade dos produtores e com o resultado desenvolver ações de educação e treinamento que podem melhorar a vida no campo. Os produtores têm absorvido os conhecimentos que foram passados para eles, a produtividade tem aumentado e com isso tendem a gerar uma renda maior” afirma o gerente de Educação e Treinamento da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Fabio Yoshio Kagi.

O chefe da assessoria de Gestão Estratégica do Mapa, João Cruz Filho, explica que todos os projetos são analisados por uma comissão avaliadora do Ministério e afirma que o edital para a terceira edição já foi lançado. Segundo ele, já está no site do Mapa o edital para a próxima edição da publicação.

“A partir do momento que você traz para o holofote iniciativas bem sucedidas, essas práticas tendem  a ser incorporadas. O produtor, quando vê exemplos de atividades sustentáveis bem sucedidas, se sente estimulado a incluir na sua atividade diária, atividades similares, então tem um efeito catalizador” relata Cruz Filho.

Para que todos de fato conheçam e adotem o livro como referência, a terceira publicação será em versão trilíngue (português, inglês e espanhol), informa o Mapa.

Rural BR

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate