PV inaugura filiação “top secret” com 16 pré-candidatos em Maceió

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2024/04/cabo-de-guerra.pngPV inaugura filiação “top secret” com 16 pré-candidatos em Maceió

A disputa é intensa. Na montagem de chapas proporcionais em Maceió, pré-candidatos a vereador estão valendo milhões – pelo menos da ‘boca pra fora’. Em meio a esse clima nada “civilizado”, alguns partidos “escondem” nomes e o PV acaba de inaugurar uma nova modalidade: a filiação ‘top secret’.

O segredo é uma prevenção. Isso porque as ‘ofertas’ para pré-candidatos com potencial acima de mil votos chegariam a R$ 500 mil ou mais. As promessas, raramente cumpridas, também envolvem fundo partidário, cargos e empregos.

Candidatos abaixo desse potencial também estariam recebendo ofertas ‘tentadoras’. Quem tem condições de disputar até 500 votos ‘vale ouro’, na definição de um importante articulador.

No começo de março, um pré-candidato que estava no grupo de Paulo Dantas e foi convidado para ir para o grupo de JHC resolveu pagar para ver: deu um prazo até 14 de março para que o “prometido” fosse realizado. Não foi. No grupo de Paulo Dantas existem histórias semelhantes.

Ao fim e ao cabo, esse tipo de tática é usada na política de Alagoas há décadas, sempre com o objetivo de tentar atrair os “rabos” e “meios” de chapa (candidatos que não têm chances de se eleger, mas que ajudam os partidos a obter votos para formação do quociente eleitoral) e, especialmente, para desestabilizar a montagem de grupos de adversários.

Até o próximo dia 6, a pisada nos bastidores políticos de Maceió será essa. Um lado tentando desestabilizar o outro, uma chapa tentando tirar nomes da outra. No momento, ao menos dez chapas competitivas estão em formação na capital .

No lado de JHC, os partidos PL, PP e Podemos estão mais avançados na composição, com boas chances para o Republicanos. O chapão do PL é o mais consolidado (embora ainda faltem nomes de candidatas mulheres), enquanto no PP o problema é decidir se serão aceitas novas filiações de vereadores de mandato.

No lado de Paulo Dantas, os partidos MDB, Fe Brasil (PV, PCdoB e PT), PDT, PSB, PSD e Solidariedade estão com chapas formadas para eleger no mínimo um, com a “briga” focada agora na segunda ou terceira vaga na maioria das legendas, enquanto o MDB briga para fazer seis.

Em meio a esse imbróglio, o PV vai apresentar à Federação Brasil uma lista de 16 nomes já filiados ao partido que podem ser pré-candidatos a vereador. A apresntação só acontecerá no próximo dia 7, depois que for encerrado o prazo de filiação partidária.

Os nomes foram articulados pela presidente do partido, Sandra Menezes, e pelo deputado estadual Silvio Camelo. O objetivo é trabalhar, depois da filiação de Teca Nelma, para garantir a terceira vaga para a Federação. Na estimativa de alguns articuladores, a Federação Brasil faria duas e a ideia é levar reforços para fazer três vagas.

E os nomes? Segredo absoluto. Sandra e Silvio avisam que não querem correr o risco de ver os novos filiados transformados em alvos de “emissários” de outros partidos. A conferir.

Author Description

Edivaldo Júnior

Sem Comentários ainda.

Participe do debate