A transição energética e o “encontro” de Arthur Lira e Renan Filho

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Captura-de-tela-2024-03-21-013440.pnghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Captura-de-tela-2024-03-21-013440.pngA transição energética e o “encontro” de Arthur Lira e Renan Filho

A descarbonização abre grandes oportunidades para diversos segmentos da economia e também do setor público. O Brasil, segundo o presidente Lula, deve ser um dos líderes globais da transição energética, que na prática significa a substituição de fontes fósseis (petróleo, carvão) por fontes renováveis (biomassa, biocombustíveis, hidráulica, solar, eólica) na geração de energia ou produção de combustíveis.

Pela sua vocação – política e econômica – Alagoas participa efetivamente das definições em torno do processo de descarbonização no Brasil, a partir de seus líderes no setor público e privado.

Ao menos três influentes alagoanos participam, nesta terça-feira (19/03), do evento de lançamento do “Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil”, durante o seminário no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil), em Brasília.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, fazem parte do seleto grupo que participará como organizadores ou palestrantes do seminário “Descarbonização, os caminhos para a Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil”.

E não só eles. O evento terá a presença das principais autoridades do país, o programa incluirá painéis de debates, apresentações e discussões estratégicas sobre os desafios e oportunidades da mobilidade de baixo carbono.

E que ninguém estranhe. Renan Filho e Arthur Lira estarão, juntos, praticamente no mesmo evento e certamente deverão se encontrar. Em Brasília encontros como esses são comuns e normalmente muito ‘civilizados’. O lado bom de tudo isso é que Alagoas, referência nacional na geração de energias limpas e renováveis, terá papel importante nos rumos da transição energética nacional e – por tabela – global.

O evento

O Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB) e a Esfera Brasil promovem o Seminário Descarbonização que traz como tema “Os Caminhos para a Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil”. O evento, que contará com a participação do Sindaçúcar-AL, ocorrerá amanhã, 19, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

Além de contar com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o evento também terá a participação do ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho, que estará no painel “O protagonismo do Brasil na transição energética”. Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também estarão no encontro, onde participarão do painel “Regulamentação da agenda de descarbonização”.

De acordo com a comissão organizadora, o evento reúne, pela primeira vez no país, toda a cadeia da mobilidade para dialogar sobre soluções inovadoras para o presente e o futuro. O Seminário Descarbonização é resultado do potencial e das vantagens competitivas que credenciam o Brasil como exemplo de mobilidade limpa, econômica e socialmente responsável.

“Queremos promover um debate positivo e apoiar as políticas públicas que considerem todas as rotas tecnológicas disponíveis e em desenvolvimento, gerando segurança energética, emprego e renda, além de neoindustrialização”, afirmou a comissão organizadora.

Foto: Edivaldo Júnior

Author Description

Edivaldo Júnior

Sem Comentários ainda.

Participe do debate