Reajuste do servidor público: o vídeo é ‘fake’, mas o aumento é ‘real’

Reajuste do servidor público: o vídeo é ‘fake’, mas o aumento é ‘real’

Nos últimos dias, um vídeo que circulou principalmente pelo WhatsApp trouxe a notícia de que o governador Paulo Dantas apresentaria, “na próxima terça-feira”, uma proposta de reajuste dos servidores. O vídeo é real, porém, é antigo. Trata-se de uma espécie de remake que, na prática, o torna ‘fake’. Na verdade, a informação é sobre o reajuste salarial dos servidores para 2023, após várias rodadas de negociações.

Este ano, o governo promete abrir as discussões mais cedo, com a realização de reuniões no Conselho de Negociação Salarial (Cones). A data base do servidor público é o mês de maio.

Tudo indica que o governo apresentará, antes disso, uma proposta de aumento, ou melhor, de reajuste, com base na reposição da inflação do ano passado. Isso pode incluir atender categorias específicas com reivindicações pontuais, seguindo o exemplo da atualização do PCCS da Educação no final do ano passado.

O IPCA encerrou 2023 abaixo dos 5,79% registrados em 2022, com a inflação oficial do Brasil fechando em 4,62%, o menor nível anual desde 2020. A Secretaria da Fazenda só deve ter uma posição mais clara sobre o tamanho do reajuste do servidor a partir de abril. Segundo a secretária Renata dos Santos, somente no próximo mês será possível ter uma avaliação mais segura do impacto das mudanças tributárias implantadas pelo governo do Estado em abril de 2023, como o aumento da alíquota de ICMS.

Em resumo, explica Santos, o Estado tem tido um bom crescimento da arrecadação em função da base de comparação. Ou seja, tudo o que for arrecadado entre abril do ano passado e março deste ano tem como comparação uma regra tributária diferente, com uma base menor. A partir do próximo mês, será feita uma comparação mais realista.

Mas isso não deve ser motivo de preocupação nem para o servidor nem para o governo. Os números mostram que o pessoal da Sefaz-AL tem trabalhado bem e tudo indica que, mantido o atual cenário econômico nacional, Alagoas seguirá com crescimento da sua receita, possibilitando o aumento dos servidores.

A conferir.

Veja a na análise no vídeo:

https://youtu.be/q3sEWxcgHxw?si=uGWUlHZMWvGNppP-

Author Description

Edivaldo Júnior

Sem Comentários ainda.

Participe do debate