Particiação da mulher na política: AL está à frente do Brasil

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2148440552.jpgParticiação da mulher na política: AL está à frente do Brasil

O dia internacional da mulher é um dia de luta, de reflexão, mas também deve ser de comemoração.

As mulheres em Alagoas, como no Brasil, enfrentam problemas recorrentes, como a desigualdade salarial, a dupla jornada de trabalho, falta de oportunidades de emprego, violência de gênero e uma falta de rede de apoio, como creches, assistência social ou capacitação. Isso afeta principalmente as mulheres chefes de família, que representam 26% dos lares em Alagoas.

Mesmo enfrentando dificuldades históricas, a participação feminina na política é cada vez maior. E neste cenário, Alagoas está à frente do Brasil.

Na política nacional, o Senado Federal conta com 11 senadoras eleitas em 2022, o que representa cerca de 13% das 81 vagas na Casa, enquanto a Câmara Federal tem 91 deputadas federais, cerca de 18% do total de 513 deputados.

Já em Alagoas, a Assembleia Legislativa tem a maior bancada feminina da sua história, com seis deputadas, representando 22% do total de 27 deputados.

Alagoas também se destaca nacionalmente no comando de prefeituras por mulheres, sendo o quarto estado com maior proporção de prefeitas, totalizando 21,6%.

As mulheres também têm efetiva participação nas câmaras de vereadores nos 102 municípios do Estado. Das 1.086 vagas de vereadores na atual legislatura, 175 são ocupadas por vereadoras, o que representa 16,1% do total.

Na Câmara Municipal de Maceió, apenas 19% dos vereadores são mulheres. São quatro das 25 vagas na Casa, enquanto em Arapiraca, apenas uma das 19 vagas ou 5,2% dos vereadores é do sexo feminino.

Por outro lado, Alagoas é o único estado do Brasil com paridade entre homens e mulheres no secretariado, apresentando até uma maioria feminina, com 15 secretárias e 13 secretárias do primeiro escalão.

É importante manter estas “conquistas” não só na composição do secretariado do Estado, mas também avançar nas eleições deste ano, com uma maior participação das mulheres seja nas disputas de vagas nas câmaras dos vereadores ou nas prefeituras.

Veja a análise no vídeo:

A mulher na política de Alagoas

Author Description

Edivaldo Júnior

Sem Comentários ainda.

Participe do debate