Primeiro de AL e do NE: Domício assume Girolando nacional com “foco na genômica”

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2023/03/domicio-silva-posse-girolando2.jpgPrimeiro de AL e do NE: Domício assume Girolando nacional com “foco na genômica”

Uma das principais entidades da pecuária leiteira do Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é delegada do Ministério da Agricultura para a execução do Registro Genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da raça responsável por 80% do leite produzido no Brasil.

Na prática, a Girolando é responsável por projetos e programas que ajudam a levar leite de melhor qualidade para o consumidor e com custo menor o consumidor. E desde que foi criada, em 1978, a entidade, com sede em Uberaba/MG, será presidida pela primeira vez por um criador de Alagoas e do Nordeste.

Domício Silva, presidente da Associação dos Criadoresde Alagoas (ACA), vice-presidente da Faeal e presidente do Conselho do Sebrae-AL, assumiu nessa quinta-feira (02/03) o comando da Girolando.

No ato, Silva destacou os novos projetos para o avanço da raça no país e no mercado mundial. A solenidade ocorreu em Uberaba/MG, cidade onde está localizada a sede da entidade, e contou com a presença de diversas lideranças do setor e políticas, criadores e empresas do agro.

“Queremos que a genética Girolando esteja cada vez mais acessível aos criadores de todo o país. Podemos, a partir do melhoramento genético, dar uma importante contribuição aos produtores e ao país, reduzindo custos e aumentando a produtividade”, aponta.

“Vamos trabalhar para ampliar o banco de dados genômicos, o que nos permitirá gerar avaliações e índices para um número cada vez maior de características, investimentos que trarão bons resultados e ganhos genéticos para toda a pecuária leiteira nacional já que o Girolando responde por 80% do leite produzido no Brasil. Vamos nos empenhar para que todos os produtores, sobretudo os pequenos, tenham acesso a essa genética”, destacou o presidente.

Versão oficial

Veja texto da assessoria

Com foco na genômica, Domício Arruda Silva assume a Associação de Girolando

Outras prioridades da nova diretoria serão o acesso de pequenos produtores à genética melhoradora da raça e certificação internacional de rebanhos

Primeiro criador nordestino a presidir a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda Silva tomou posse ontem (02/03) e destacou os novos projetos para o avanço da raça no país e no mercado mundial. A solenidade ocorreu em Uberaba/MG, cidade onde está localizada a sede da entidade, e contou com a presença de diversas lideranças do setor e políticas, criadores e empresas do agro.

De acordo com o presidente, fomentar, desenvolver e consolidar o Girolando no país, visando dar sustentabilidade à pecuária leiteira, será a missão da nova diretoria. “Vamos trabalhar para ampliar o banco de dados genômicos, o que nos permitirá gerar avaliações e índices para um número cada vez maior de características. É importante destacar que esses investimentos trarão bons resultados e ganhos genéticos não só para os selecionadores da raça, mas também darão uma importante contribuição para toda a pecuária leiteira nacional já que o Girolando responde por 80% do leite produzido no Brasil. Vamos nos empenhar para que todos os produtores, sobretudo os pequenos, tenham acesso a essa genética”, destacou o presidente.

O ex-presidente Odilon de Rezende Barbosa Filho, que passou o cargo para Domício Arruda, pontou os diversos investimentos realizados nos últimos três anos que levaram a um avanço dos índices da raça. “Publicamos avaliações genéticas/genômicas para 15 novas características e outras 16 características avaliadas genomicamente serão entregues em 2023. A associação ainda vai custear a genotipagem e controle leiteiro de sete mil vacas, filhas de touros Girolando. Todos esses investimentos trarão mais confiabilidade ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, refletindo no campo, com animais extremamente produtivos e eficientes”, disse.

Dados da Embrapa Gado de Leite mostram que os investimentos feitos em melhoramento genético estão colocando a raça na liderança da produção sustentável de leite. Nos últimos 18 anos, houve um aumento de 60% na produção das vacas Girolando enquanto as emissões de metano reduziram 40%.

A solenidade de posse contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Pereira Fernandes, os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes e Bosco, o deputado federal Emidinho Madeira, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) Antônio Pitangui de Salvo, a prefeita de Uberaba Elisa Araújo, a vereadora de Uberaba Lu Fachinelli, a chefe-geral da Embrapa Gado de Leite Elisabeth Nogueira, o presidente da Abraleite Geraldo Borges, o presidente da ABCZ Gabriel Garcia Cid, o superintendente federal de Agricultura, Pecuária de Minas Gerais Marcílio Magalhães.

Perfil- Natural de Palmeira dos Índios, em Alagoas, o novo presidente da Girolando é engenheiro agrônomo e selecionador da raça desde 1986, na Fazenda Cachoeirinha, localizada em Major Isidoro/AL. Também ocupa os cargos de presidente da Associação dos Criadores de Alagoas e de vice-presidente da Federação de Agricultura do Estado de Alagoas. Ele foi eleito em dezembro de 2022 e permanecerá no cargo até 2025.

Sobre a Associação de Girolando

Uma das principais entidades da pecuária leiteira do Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a execução do Serviço de Registro Genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. A raça é responsável por 80% do leite produzido no Brasil.

Fundada em 20 de dezembro de 1978, em Uberaba/MG, ainda realiza eventos, cursos e exposições, sendo a principal delas a Megaleite. A entidade atende criadores em todo o país e é pioneira na adoção de novas tecnologias, sendo a primeira associação a incorporar

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate