Prefeitura de Maceió define aumento linear para servidores em 2023; veja quanto será

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2023/02/audiencia-publica-camara-maceio.jpgPrefeitura de Maceió define aumento linear para servidores em 2023; veja quanto será

A prefeitura de Maceió resolveu antecipar, durante audiência na Câmara de Vereadores da capital, a proposta de reajuste salarial para os servidores do município este ano.

“Apresentamos a proposta de reposição integral da inflação de 2022, o que representa 5,79%. Além disso, todos os servidores terão direito ao anuênio, o que representa mais 1% em seus salários, assegurando um aumento, ao final do processo, de 6,79%”, aponta o secretário de Gestão de Maceió.

A proposta de reajuste, explica o secretário, foi determinada pelo prefeito JHC, após um esforço para ajuste das finanças do município. “Ainda enfrentamentos muitas dificuldades, mas na medida em que tem conseguido melhorar a capacidade financeira do município, os servidores serão atendidos, melhorando condições de trabalho e salários. Essa é uma determinação do prefeito JHC”, aponta Carvalho.

Ivan participou ao lado do secretário de Economia de Maceió, de Audiência Pública proposta pelo vereador Joãozinho Gabriel (PSD), o “único” de oposição. Além deles, a reunião contou com representantes de 17 sindicatos de servidores municipais e representantes da sociedade civil.

“Foi um avanço. Essa audiência antecipou o debate, fortalecendo o diálogo e diminuindo a possibilidade de greve, o que é bom para todos, especialmente para a população”, pondera o vereador.

A proposta da prefeitura, aponta Ivan, é assegurar um reajuste linear para todos os cerca de 20 mil servidores (entre ativos e inativos) a partir de agosto deste ano. “PrHá um esforço para antecipar a concessão da reposição salarial, que é um direito do servidor. Anteriormente a reposição era dada em novembro.

Dentro da condição econômica da prefeitura, explica Ivan, o objetivo é trabalhar para antecipar, ano a ano, o reajuste anual. “A data base da maioria dos servidores é janeiro. No próximo ano vamos trabalhar para conceder ainda mais cedo o reajuste, até que o município consiga dar a reposição no período adequado”, pondera.

Biênios

Além dos reajustes anunais, a gestão de JHC tem implantado os biênios – progressões de carreira – que estavam em atraso, explica Carvalho: “a gente tinha um estoque muito grande de progressões por mérito em atraso. Já implantamos, até agora, somente na Educação 5 biênios, além de 4 biênios para os demais. Isso representa um período equivalente de 8 a 10 anos de atraso, que estamos atualizando. Se somar precatórios do Fundef e biênios atrasados estamos falando em mas de R$ 260 milhões de benfícios somente para o pessoal da Educação”, aponta.

Mesa

O secretário de Gestão deve reunir, ainda este mês, os representantes dos servidores na “mesa permanente” de negociação, para receber sugestões. “Vamos ouvir o que os servidores tem a dizer e tentar aperfeiçoar a proposta antes do envio do projeto de para a Câmara de Vereadores de Maceió”, pondera.

Repercutindo

Nas redes sociais, o vereador Joãozinho Gabriel, repercutiu a audiência pública. “Momento muito importante para ouvir as demandas dos servidores públicos de Maceió e para dialogar com as entidades sindicais e os representantes do Executivo, sobre os números financeiros e fiscais de Maceió. Na oportunidade, os secretários de Gestão e de Economia do município apresentaram a proposta de 5.79% de reajuste da Data-Base referente ao ano de 2023 para o mês de agosto”, apontou.

O vereador adiantou que “como presidente da Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, me coloco a disposição da categoria para seguir dialogando e lutando pelas conquistas, valorização salarial e direitos de todos”.

Versão oficial

Veja texto da assessoria

A Prefeitura de Maceió se reuniu nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal, no Jaraguá, com servidores, parlamentares e a sociedade civil para apresentar as propostas de reajuste salarial para 2023. No encontro, a Prefeitura endossou as medidas de progressão na folha municipal tomadas desde o início da atual gestão. A audiência contou com a presença dos secretários municipais de Economia, João Felipe Borges; e de Gestão, Ivan Carvalho.

Leia aqui, na íntegra: Prefeitura se reúne com servidores municipais para debater reajuste salarial

 

 

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate