
Blog Edivaldo Jr
Ainda não se sabe o tamanho. Mas esta semana haverá mudanças no primeiro escalão do governo. Renan Filho já sinalizou que fará troca ao menos em uma Secretaria.
Na verdade trata-se mais de um “ajuste”. O governador fará a nomeação do ex-prefeito de Feliz Deserto, Maykon Beltrão, para a Secretaria de Agricultura.
O atual secretário, no entanto, pode continuar na Seagri, para ajudar a tocar importantes projetos que ajudou a formular – entre eles a volta da distribuição de sementes para pequenos agricultores. Esse pelo menos foi o pedido que o governador fez a João Lessa Neto.
A troca na Pasta será feita a pedido do PSD, do deputado federal Marx Beltrão. A Seagri está na cota política do partido.
João Lessa, que já foi secretário de Desenvolvimento Social e está à frente da Seagri há um ano deve decidir se continua ou não na Pasta, ajudando a tocar algumas ações. A conferir.
O “ajuste” faz parte de planos políticos do grupo de Marx Beltrão, de olho nas eleições de 2022.
Outras alterações podem ser realizadas ainda nesta ou na próxima semana. Está quase definida a participação do Republicanos do deputado federal Severino Pessoa no governo. Nesse caso, um nome provável para ocupar um cargo no primeiro escalão é o da ex-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa.
As mudanças não devem parar por aí. A deputada federal Tereza Nelma (PSDB) tem se aproximado do governo e pode indicar algum cargo do primeiro escalão.
Os demais partidos e deputados federais que estão na base do governo devem seguir onde estão. PL na Secretaria de Infraestrutura, PT na Secretaria da Mulher e Cidadania, PTB na Secretaria do Trabalho e Isnaldo Bulhões no Desenvolvimento Social.
Falta ainda resolver questões como a titularidade em secretarias como Ciência e Tecnologia e Esportes. Mas essa é outra história.