Funcionários do Banco do Brasil entram em greve nesta sexta (29)

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2021/01/2374700_ext_arquivo.jpgFuncionários do Banco do Brasil entram em greve nesta sexta (29)

Fonte: Gazeta Web

Frente à iminente paralisação de funcionários do Banco do Brasil, nesta sexta-feira (29), o Sindicato dos Bancários segue mobilizando a classe para responder à reestruturação anunciada, recentemente, pela direção do banco, que prevê o fechamento de centenas de unidades, desligamento de milhares de trabalhadores, descomissionamento de funções e a extinção do cargo de caixa. Conforme pontua a entidade, o plano busca “enfraquecer e privatizar” o Banco do Brasil.

Segundo Márcio dos Anjos, presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, estão confirmados, para o estado, o fechamento de uma agência em um condomínio empresarial em Mangabeiras, na capital, e a transformação de outras quatro em Postos de Atendimento Avançado (PAA) nos municípios de Pão de Açúcar, Campo Alegre, Pilar e Porto Calvo.

Além disso, cerca de outros 10 pontos de atendimento já existentes no interior do estado serão definitivamente fechados, deixando a população sem atendimento nesses locais.

“Para os idosos que recebem seus benefícios pelas agências do Banco do Brasil, por exemplo, eles terão de se deslocar para outro município onde haja atendimento”, explica o presidente.

Ele destaca que, como muitos beneficiários fazem suas compras assim que sacam o dinheiro, toda uma demanda de consumo será deslocada para outras localidades, afetando também a economia dessas regiões.”Todos são afetados, a população precisa entender que não só a classe será prejudicada”, alerta Márcio.

E, para os funcionários afetados pela mudança de quadro, o futuro é totalmente incerto. “Não há informações. O banco não nos explica se eles irão para o Plano de Demissão Espontânea (PDE) ou para o Plano de Adequação de Quadro (PAQ). Ninguém fala, é um clima de terror lá dentro”, diz o sindicato. O presidente afirmou, ainda, acreditar que o plano de reestruturação, proposto pelo Governo Federal, é estratégico, a fim de enfraquecer o banco para, posteriormente, propor a privatização.

A paralisação desta sexta-feira foi aprovada em assembleia virtual na segunda (25), por mais de 95% dos participantes. Até amanhã, o sindicato permanece se reunindo com os funcionários das várias agências para mobilizar a paralisação.

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate