Austeridade: prefeita eleita inova com plano de 100 dias

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/12/2334237_ext_arquivo.jpgAusteridade: prefeita eleita inova com plano de 100 dias

Fonte: Blog do Edivaldo Júnior

Para a safra de novos prefeitos que tomam posse no próximo dia 1 de janeiro, o maior desafio será assumir o comando de cidades em dificuldades financeiras e administrativas.

Um levantamento da Associação dos Municípios Alagoanos aponta que dos 102 prefeitos de Alagoas 79 podiam disputar a reeleição, mas só 66 disputaram um novo mandato. Destes, 45 foram reeleitos. Outros 18 foram eleitos como sucessores dos atuais prefeitos e 39 ganharam como candidatos de oposição.

São os eleitos pela oposição que vão enfrentar as maiores dificuldades no começo da gestão. Na maioria dessas cidades, a transição é quase uma ficção.

Poucos tiveram o mesmo tratamento de JHC (PSB) em Maceió, onde o prefeito Rui Palmeira (sem partido) tem feito uma transição republicana.

Ainda que não se tenha todas as informações, é possível planejar desde já as primeiras medidas. Mesmo para quem é da oposição.

É nesse caminho que aponta o “Plano de 100 Dias” da prefeita eleita de Atalaia. Vitoriosa na disputa contra o atual prefeito do município, Chico Vigário (MDB), Ceci Rocha (PSC) foi diplomada nessa sexta-feira (18) e no mesmo dia apresentou as primeiras medidas que serão adotadas na sua gestão.

É um plano recheado de austeridade e inovação. As primeiras medidas apontam para uma drástica redução dos gastos públicos, a partir da revisão de contratos e despesas com pessoal. Com o dinheiro que espera economizar, a futura prefeita pretende desenvolver ações na saúde, na área social e geração de empregos.

Gabinete de Governança

Ceci Rocha (PSC), além do plano para os primeiros 100 dias de administração vai instalar na próxima segunda-feira o Gabinete de Governança, em ato na Câmara de Vereadores.

Com foco no ajuste financeiro para garantir a governabilidade, uma das primeiras medidas de impacto será a suspensão de todos os contratos licitatórios, exceto das obras com recursos federais.

Na primeira semana da nova administração, por exemplo, a sede da Prefeitura estará fechada para assuntos externos porque prioridade será o recadastramento dos servidores ativos e inativos.

O plano também inclui medidas nas áreas de infraestrutura, educação e saúde. A promessa da nova prefeita é levar ações principalmente para os mais carentes.

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate