MDB retira ações contra Luciano Barbosa em Arapiraca

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/12/luciano_barbosa.jpgMDB retira ações contra Luciano Barbosa em Arapiraca

Blog do Edivaldo Júnior

Em nota pública, assinada pelo presidente do diretório estadual, senador Renan Calheiros, o MDB de Alagoas anunciou que vai “retirar todas as iniciativas jurídicas adotadas até agora referentes a eleição de 2020 no município de Arapiraca, dando início a necessária conciliação política”.

De acordo com a nota, “a conciliação e a tolerância política são instrumentos imprescindíveis na busca da mais ampla convivência democrática”.

Na nota, o senador reforça que “por isso, ao atender o pedido feito por meio de carta enviada pelo atual vice-governador de Alagoas e prefeito eleito de Arapiraca, Luciano Barbosa , o MDB de Alagoas informa que fará o exercício da tolerância e contingência”.

Renan Calheiros reforça, ainda que diretório estadual “acredita que o entendimento político suplanta a necessidade de disputas judiciais”.

Com a decisão do MDB, Luciano Barbosa deve ter seu nome confirmado como prefeito eleito de Arapiraca. O julgamento do recursos sobre o registro da candidatura no TRE de Alagoas está previsto para esta semana. A decisão também deve assegurar o reconhecimento do registro também dos vereadores eleitos pelo MDB em Arapiraca, pondo fim as incertezas que marcam a eleição no município até o momento.

Reconciliação

Não foi só a carta. A “reconciliação” entre o MDB e Luciano Barbosa é fruto da iniciativa do prefeito eleito, que soube desarmar o palanque e buscou o diálogo. Através de emissários, buscou o entendimento com o senador Renan Calheiros e com o governador Renan Filho.

Ante o resultado das urnas, com a expressiva votação de Luciano, senador e governador tomaram a melhor decisão – talvez a única a ser tomada no atual cenário.

A impugnação da candidatura do prefeito eleito poderia levar Arapiraca a uma nova eleição. Além disso, mesmo que não tomasse posse como prefeito, Barbosa já não estava mais no planos políticos dos Renans, não poderia ajudar nos projetos para 2022, mesmo que continuasse como vice-governador.

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate