Setor de serviços de AL tem a segunda maior retração do País

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Setor-de-servicos800x500.jpgSetor de serviços de AL tem a segunda maior retração do País

Com uma queda de 17,5% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, o setor de serviços de Alagoas registrou a segunda maior retração do País naquele mês, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quinta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O volume de serviços no Estado só ficou à frente do desempenho do setor em Sergipe, cuja retração atingiu 18,4% em setembro. Na comparação com agosto – quando os diversos segmentos estavam fechados devido à pandemia do novo coronavírus -, os serviços prestados em Alagoas avançou 6,1%.

Com o resultado de setembro, o setor de serviços de Alagoas registraram o maior tombo do País no acumulado do ano, com um recuo de 19,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo os dados do IBGE, os sete maiores tombos nessa base de comparação foram de estados nordestinos.

Além de Alagoas, a Bahia recuou 18,4% no acumulado do ano, seguida do Rio Grande do Norte (-17%), Piauí (-17%), Sergipe (-15,6%), Ceará (15,1%) e Pernambuco (14,6%). Das 27 unidades da Federação, apenas Rondônia acumula resultado positivo de janeiro a setembro, com 3,4%.

Receita

Com o resultado de setembro, a receita nominal do setor de serviços de Alagoas recuou 16,3% no mês, na comparação com setembro de 2019. Na comparação com agosto, a receita registou alta de 3,5%. Já no acumulado do ano, a queda é de 18,4%.

Em todo o País, o setor de serviços recuou 7,2%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foi a sétima taxa negativa seguida nessa comparação. Na comparação com agosto, o setor avançou 1,8% – o quarto resultado positivo consecutivo. No acumulado do ano, caiu 8,8% frente ao mesmo período de 2019.

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate