Expoagro 70 anos: gestão de Domicio Silva integra cadeias produtivas

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/09/2351597_ext_arquivo.jpgExpoagro 70 anos: gestão de Domicio Silva integra cadeias produtivas

Muita coisa mudou desde a inauguração da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro), em 1950. De lé pra cá, a pecuária nacional deu um salto qualitativo, multiplicou os rebanhos através do conhecimento genético e obteve mais produtividade animal.

Desde 2009 a frente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva, tem como marco da gestão a integração das cadeias produtivas. “O fato de conseguir trazer de voltar esse fortalecimento em torno das cadeias produtiva, de todos os segmentos, o mais importante das nossas conquistas,principalmente durante a exposição; onde vemos criadores, expositores, empresários, estudantes e pesquisadores trocando conhecimento. Todos participando ativamente e mais firmes nos propósito de melhorar a pecuária local”, disse o atual presidente da ACA.

Os movimentos técnicos da pecuária por mais genética, registro e avaliação animal influenciaram positivamente as edições da Expoagro nos últimos anos. O evento recebeu grandes competições como a Copa Nacional de Marcha do Margalarga, sendo a maior exposição de equinos de Alagoas. A Mega Leite Nacional e as Copas de ovinos Doper e Santa Inês também entraram para os registros da ACA.

“Nosso papel é enaltecer as raças, integrar e colocar em vitrine os resultados dos trabalhos nas fazendas. Com esses grandes eventos, atraímos holofotes de Associações Nacionais, além de marcar a posição do rebanho alagoano nas provas nacionais, sempre tendo participação efetiva”, expressou Domicio.

O Parque da Pecuária também avançou em infraestrutura, com mais baias, pavimentação e a criação do Recinto de Leilões. A Casa do Criador foi um dos últimos feitos erguidos no Parque. O objetivo é acolher todos os criadores. “Um espaço para confraternizar e trazer os julgamentos para mais próximo do criador, além de criar um ambiente para mostrar animais que serão comercializados. Tudo com muito sacrifício e no intuito de preparar o Parque para receber , com mais condição,os animais e o público”, informou.

A Expoagro do ano passado foi eleita pelo presidente da ACA com uma das melhores dos últimos anos. Ele explica que em 2019, a Exposição se projetou ao futuro, trazendo mais tecnologia ao produtor rural. “Foi uma exposição marcante por nos apresentar o que vem por aí. Exposições mais dinâmicas, funcionais, de múltiplas atividades, números e sustentabilidade”, finalizou.

Em 2020, a Expoagro chega a sua 70º edição e será realizada, em formato especial, seguindo protocolo de prevenção à covid-19. O Parque da Pecuária abre as suas portas de 24 de outubro a 1º de novembro.

Assessoria

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate