Mega Touros SMP vai garantir qualidade do reprodutor ao novo rebanho

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/09/2351558_ext_arquivo.jpgMega Touros SMP vai garantir qualidade do reprodutor ao novo rebanho

Saber o potencial de cada reprodutor e o quanto ele pode oferecer em melhoramento genético na hora de trabalhar o rebanho. O uso correto de Diferenças Esperadas das Progênies (DEP’s) leva o pecuarista a tomar decisões que vão impactar direto na lucratividade e podem comprometer a genética do rebanho por anos.

Além de conhecer seu rebanho de vacas, segundo o médico veterinário do Nelore SMP, Arthur Rebelo, na hora de de selecionar o touro para melhorar a genética, o pecuarista deve priorizar a compra de animais avaliados. “Utilizar essa ferramenta significa interpretar o que esperar dos filhos desse reprodutor. São comparações baseadas na genética que vão estimar o valor genético dos filhos aliados aos efeitos do ambiente e manejo”, constatou Rebelo.

A vantagem de adquirir touros melhoradores com avaliações positivas oriundas de programas de melhoramento genético é garantir maior progresso genético ao rebanho sem o uso de técnicas sofisticadas como a clonagem ou marcadores genéticos. “O melhoramento continuará sendo a grande vantagem oferecida ao mercado, com o uso das informações fenotípicas e de pedigree como ferramentas poderosas para comprovar a aptidão de produção de carne”, salientou o veterinário.

Todo cuidado é pouco na hora de escolher um fornecedor de touros. Uma das oportunidades para encontrar genética de alto nível, o 2º Mega Touros, é dica do veterinário Arthur Rebelo para adquirir machos nelore capazes de proporcionar a qualidade do reprodutor ao novo rebanho. Serão comercializados 150 touros nelore PO, criados à campo, trazendo o diferencial da genética, precocidade e rusticidade. O evento acontece domingo, 4 de outubro, em edição virtual, a partir das 14h. A transmissão será pelo site da Agreste Leilões (www.agresteleiloes.com.br).

Assessoria

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate