FEBRACE 2021: inscrições abertas até 30 de novembro

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/09/febrace.jpgFEBRACE 2021: inscrições abertas até 30 de novembro

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, está com inscrições abertas para a 19a edição da mostra de projetos. Os projetos devem ser submetidos até o dia 30 de novembro de 2020 pelo site (www.febrace.org.br/submeter), utilizando o sistema de submissão eletrônica.

Diante das incertezas em relação ao controle da pandemia da Covid-19, a FEBRACE será realizada à distância, entre os dias 15 e 27 de março de 2021, com transmissão das atividades pela internet. Os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos, diretamente de casa, para professores e pesquisadores, participar de palestras e expor suas ideias ao público por meio da mostra on-line de projetos.

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes devem ter no máximo 20 anos. Os projetos podem ser realizados individualmente ou em grupos de até três pessoas, com participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

Nessa primeira etapa de seleção, aproximadamente 300 professores universitários e pesquisadores de diferentes universidades no Brasil irão avaliar os projetos e escolher cerca de 300 finalistas para participarem da mostra. Os critérios utilizados serão: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza na apresentação da documentação do projeto.

Já durante a mostra os estudantes serão avaliados por outro corpo de mais de 300 professores, mestres e doutores, que irão indicar os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria – esses contemplados com troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas também oferecerão prêmios, como estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.

Na mostra, serão ainda selecionados nove projetos, cujos autores irão representar o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), que em 2021 tem previsão de ser realizada no mês de maio.

A FEBRACE envolve, a cada ano, mais estudantes e professores no desenvolvimento de projetos investigativos. Em sua primeira edição, em 2003, foram enviados 300 projetos, e selecionados 93 finalistas. Na última edição, em março de 2020, a FEBRACE envolveu diretamente mais de 66.000 estudantes de 27 unidades da Federação, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 123 feiras afiliadas. O evento, realizado a distância em função da pandemia, contou com a participação de 761 estudantes finalistas acompanhados por 510 professores orientadores/coorientadores.

Fonte: Assessoria

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate