Equatorial deve participar do leilão de concessão da Casal

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/07/fachadadaequatorialeo019.jpgEquatorial deve participar do leilão de concessão da Casal

A Equatorial Energia deve participar do processo de concessão da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), previsto para acontecer no dia 30 de setembro deste ano, segundo edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 29 de maio. Em entrevista ao Jornal Valor Econômico, nessa quarta-feira (1º), o presidente da companhia elétrica, Augusto Miranda, explicou que a Equatorial tem uma área de fusões e aquisições dedicada a estudar uma série de oportunidades de crescimento.

Adiado devido à pandemia do novo coronavírus, o leilão de concessão da Casal deveria ter ocorrido no dia 20 de maio, segundo cronograma do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pelo processo de concessão. O Banco atuará na estruturação de projetos que visem atrair a parceria privada, identificando oportunidades e conduzindo o processo, desde a fase de estudos e modelagem até a assinatura do contrato de desestatização entre o Governo e o parceiro privado.

Caso queira entrar na concorrência pela concessão dos serviços de esgoto e abastecimento de água na Região Metropolitana de Maceió, a Equatorial Energia terá que se associar a uma operadora de saneamento, já que o edital prevê qualificação técnica das licitantes. “Saneamento é um segmento naturalmente atrativo, estamos olhando sim, até por obrigação”, disse Augusto Miranda, ao Valor.

O plano de privatização da Casal estabelece investimentos de R$ 2,5 bilhões pela empresa vencedora do leilão, que ficará responsável pela universalização, em seis anos, dos serviços de abastecimento de água e, em 16 anos, do esgotamento sanitário – coleta, tratamento e disposição final dos resíduos.

O vencedor do leilão ficará responsável pelo fornecimento de água e esgotamento sanitário da Região Metropolitana de Maceió, formada por uma população de 1,5 milhão de habitantes – quase a metade de Alagoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Energia

Em dezembro de 2018, a Equatorial Energia arrematou a Eletrobras Distribuição Alagoas – antiga Ceal – em leilão ocorrido na sede da B3, antiga Bolsa de Valores de São Paulo, pelo preço simbólico de R$ 50 mil. A distribuidora de energia foi a última das seis pertencentes a serem leiloadas no processo de privatização ocorrido durante o Governo do presidente Michel Temer (MDB).

 

____

 

Gazeta Web

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate