Hotelaria de Alagoas anuncia retorno de atividades em julho

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/06/2334206_ext_arquivo.jpgHotelaria de Alagoas anuncia retorno de atividades em julho

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL) já apresentou aos associados, trade turístico e parceiros do setor público e privado o protocolo de boas práticas e medidas de segurança sanitária que será adotado pela hotelaria para a reabertura dos meios de hospedagem. Com cerca de 90% dos estabelecimentos fechados desde abril, a cadeia hoteleira do estado planeja o retorno das atividades a partir do próximo mês, quando a malha aérea começa a dar sinais de melhora.

A retomada dos meios de hospedagem será conduzida por medidas preventivas à disseminação da Covid-19 e boas práticas de saúde e segurança aplicadas a todos os setores dos empreendimentos, a partir de um protocolo técnico específico para o segmento, desenvolvido pela ABIH Nacional, em parceria com o Ministério do Turismo e Senac.

De acordo com o presidente da ABIH-AL, André Santos, os procedimentos detalham as especificidades das adequações em cada serviço prestado pelos hotéis, a fim de assegurar o distanciamento social, higiene, sanitização dos ambientes, comunicação contínua entre colaboradores e hóspedes, atendimento emergencial e monitoramento das medidas adotadas. O documento complementa os protocolos do Governo do Estado e da Prefeitura de Maceió.

“O protocolo da hotelaria aprofunda as determinações e práticas recomendadas aos empreendimentos para que possamos receber os turistas com segurança. Do check-in do hóspede ao uso dos ambientes sociais, os meios de hospedagem devem revisar todos os procedimentos internos e adaptar os serviços para atender com excelência às exigências dos órgãos de saúde e do turista pós-pandemia. Para a retomada do setor, um protocolo validado pelas principais entidades representativas do turismo nacional é fundamental para a credibilidade do nosso destino e produto turístico no mercado nacional”, destacou.

Entre as recomendações gerais dispostas no protocolo, estão a disponibilização de álcool 70% nos ambientes dos hotéis, o reforço da higienização dos apartamentos, cozinha, enxoval e áreas sociais, distanciamento de mesas, aferição da temperatura dos hóspedes, sinalização horizontal no piso, controle de acesso aos elevadores, uso obrigatório de Equipamento de Proteção Individual pelos colaboradores, reserva de um espaço destinado ao isolamento de hóspedes com sintomas, entre outras. O documento pode ser acessado na íntegra no site da ABIH-AL, no endereço www.abihal.com.br.

Sedetur

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) disse que nenhum decreto do Governo do Estado impediu o funcionamento de hotéis. O que ocorreu foi uma orientação e o entendimento por parte da ABIH de que não era viável manter os hotéis funcionando, considerando o momento de pandemia.

“As últimas semanas foram de diálogo constante com diversos setores produtivos para a criação de um documento que assegurasse, posteriormente, um retorno gradual e seguro das atividades, preservando a saúde dos clientes, do empresário, do trabalhador e de visitantes. Já temos a previsão de retomada de alguns voos domésticos para o mês de julho, e é natural que a hotelaria se prepare para este novo momento. A sociedade entende que o momento de convivência com o vírus, amplamente chamado de novo normal, está chegando”, afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito

Previsão de reabertura dos hotéis

A maioria dos 88 hotéis associados à ABIH-AL que continuam fechados planejam reabrir as portas em julho, quando a Azul Linhas Aéreas volta à base em Maceió com voos diários para Recife. Até o momento, menos de 5% dos empreendimentos estão abertos, sendo que pouco mais de 8% destes retomaram ou retomam as atividades já durante este mês. Outra parte dos meios de hospedagem devem voltar a funcionar em agosto, setembro e outubro, período em que as companhias aéreas sinalizam maior retorno das operações.

Fonte: TNH1

Author Description

EDIVALDO JUNIOR CAVALCANTI

Sem Comentários ainda.

Participe do debate