Deputada protocola indicações para que governo siga recomendações do comitê científico

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/05/fatimacanuto.jpgDeputada protocola indicações para que governo siga recomendações do comitê científico

O blogueiro Bernardino publicou, nesta segunda-feira (11), em seu blog sobre as indicações que a deputada deputada estadual Fátima Canuto (PRTB/AL) protocolou no dia de hoje.

Segundo ele, a deputada protocolou três indicações, nesta segunda-feira (11), solicitando ao Governador Renan Filho que siga as recomendações do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, estabelecendo procedimentos de regulação do acesso aos leitos de UTI; a implantação da Coordenação Estadual Política e Técnica de testagem para a covid-19 e para que a Sala de Situação e Controle adote os critérios do comitê.

Na primeira indicação, a parlamentar diz que o Comitê recomenda que todos os Estados estabeleçam procedimentos de regulação de acesso aos leitos de UTI a partir de critérios técnicos, clínicos e sanitários, com o objetivo de organizar fila única de acesso da população aos serviços de forma universal e igualitária.

Além disso, o comitê também recomenda que os estados adotem medidas para requisição da totalidade de leitos e definam protocolos de atendimento que permitam o acesso às vagas de UTI por meio de suas centrais da regulação.

Sobre a coordenação estadual política e técnica de testagem, Canuto reforçou que os testes são necessários para o combate à pandemia e que a implantação de uma coordenação claramente definida para atender com urgência à quantificação e ampliação de capacidade de testes, que se comunique diariamente com os laboratórios responsáveis pelos testes.

Sala de situação e controle

Na indicação a parlamentar diz que o comitê está disponibilizando aos governos estaduais uma sala de situação e controle com gráficos e informações atualizadas em tempo real que serve de apoio para tomada segura de decisões e permite visualização da evolução do contágio e sua cartografia, características dos pacientes atendidos, identificação de casos por geolocalização.

Por fim, a parlamentar disse que a integração da gestão por meio dessa ferramenta fortalece a assertividade das ações dos governos e permite que os agentes públicos atuem sustentados por conhecimento científico.

Fonte: Blog do Bernardino

Author Description

Maria Taina

Sem Comentários ainda.

Participe do debate