Coronavírus: Prefeitura de Maceió prorroga Decreto de Emergência

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/03/WhatsApp-Image-2020-03-30-at-13.12.43.jpegCoronavírus: Prefeitura de Maceió prorroga Decreto de Emergência

Seguindo os passos do Governo de Alagoas – que prorrogou, na noite de ontem (29), o Decreto Emergêncial por mais oito dias – a Prefeitura de Maceió anunciou, na manhã desta segunda-feira (30), a manutenção, até o dia 7 de abril, do Decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública, em razão da pandemia de Covid-19.

Segundo o texto, publicado no Diário Oficial do Município de Maceió, as ações “visam à proteção da coletividade e, quando implementadas, deverão garantir o pleno respeito à integridade e à dignidade das pessoas, famílias e comunidade”.

Entre as medidas decretadas para o enfrentamento estão a adoção de isolamento e quarentena por parte da população.

Em live realizada nesta manhã, o prefeito Rui Palmeira respondeu dúvidas de internautas sobre o enfretamento ao Covid-19 e falou das novas medidas do decreto municipal. Uma delas, é a adoção o “pague e leve”, para bares e restaurantes que ainda não tabalhavam com delivery, onde o consumidor pode se dirigir ao estabelecimento, comprar e levar seu produto, evitando aglomeração no local.

Rui Palmeira ainda reiterou a importância do isolamento social para evitar contaminação e fez um alerta sobre a insuficiência dos leitos de UTI do estado. “O que a gente quer com esse isolamento social é que as pessoas possam ficar em casa para que não aconteça um pico de casos de Coronavírus, porque nós não vamos ter leitos de UTI suficiente no estado de Alagoas, seja na rede pública de saúde ou privada”, explicou.

Sobre a prorrogação da quarentena, o prefeito afirmou que o objetivo é priorizar a vida dos cidadãos e que a prefeitura está trabalhando junto ao Governo do Estado. Com os casos e efeitos do isolamento social sendo observado dia após dia, a flexibilização só poderá ser realizada com a sinalização do Ministério da Saúde. “Todas as medidas que estão sendo tomadas pela Prefeitura de Maceió são baseadas nos encaminhamentos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, baseados em estudo científicos”, concluiu.

Kit Merenda

A Prefeitura de Maceió começará a distribuir nesta semana o “Kit Merenda”, que consiste numa cesta nutricional reforçada para os alunos da rede pública. A distribuição será realizada por meio das escolas da rede municipal de ensino. Os diretores devem fazer contato com os pais elaborar um cronograma de entregas para não causar aglomeração. Ainda não há previsão de que as escolas sejam reabertas, uma vez que o retorno das aulas só será possível quando houver segurança para as crianças e servidores do município.

Vacinação drive-thru

O prefeito Rui Palmeira também informou que à partir desta terça-feira (31) está suspensa a vacinação que vinha acontecendo no modelo drive-thru instalado nos estacionamentos do Maceió Shopping (Mangabeiras) e Shopping Pátio (Benedito Bentes). A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar a vacinação nas residências, com o objetivo de priorizar os idosos que estão acamados. O agendamento para a vacinação poderá ser feito através do e-mail acamadosmaceio@gmail.com .

Confira o decreto municipal na íntegra.

Erika Santana e Jaci Lira/Jornal de Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate