Covid-19: Bancos adotam novos protocolos de atendimento, confira

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Para discutir medidas para preservar a saúde dos funcionários e dos clientes diante da pandemia de coronavírus, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reuniu com as 236 entidades sindicais que representam os cerca de 450 mil bancários de todo o Brasil na última terça-feira, dia 17.

Entre as ações acordadas estão: novos protocolos de limpeza das agências; adoção de teletrabalho, quando for possível; divisão das equipes para reduzir o número de profissionais concentrados ao mesmo tempo nos locais de trabalho. Como o serviço é considerado essencial, as atividades não serão interrompidas.

No encontro, que aconteceu de forma virtual, foi criada a Comissão Bipartite Covid-19: canal direto e permanente de troca de informações entre os bancos e as entidades que representam os bancários sobre as ações adotadas.

Também foi acordado que os bancos poderão reorganizar os atendimentos internos ou mesmo escalonar o atendimento para evitar colocar os consumidores em risco.

A Caixa Econômica Federal já colocou em prática a orientação, controlando o acesso da entrada e saída de clientes em agência, gerenciando filas, além de distribuir senhas em cores para diferenciar a necessidade individual e agilizar o atendimento.

A instituição também anunciou a abertura antecipada de unidades selecionadas em uma hora, para atender os clientes que estão no chamado grupo de risco.

Dentre as ações internas, o banco liberou grávidas, pessoas com mais de 60 anos, imunossuprimidos, diabéticos, portadores de doenças cardiovasculares ou pulmonares e em tratamento de câncer para trabalharem de casa e implementou chats, vídeos ou audioconferências no lugar de reuniões, pontos de controle e treinamentos presenciais.

O Santander vai interromper as atividades em parte de suas agências nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, locais com maior número de casos registrados de Covid-19.

Os bancários que trabalham nessas unidades entrarão em férias coletivas por 15 dias e, após esse período, está previsto um rodízio com outras agências. Já nas unidades que permanecerão abertas, em todo o país, o horário de funcionamento será reduzido em duas horas, passando a funcionar das 10h às 14h.

Também será adotado um escalonamento no acesso de clientes ao interior das agências, em grupos de dez a 20 pessoas por vez, conforme o tamanho da unidade, de forma a garantir uma distância mínima de um metro entre todos.

Além disso, as agências com maior concentração de pensionistas e clientes idosos vão funcionar em horário exclusivo para o atendimento dessa população mais vulnerável à doença, das 9h às 10h. O banco ainda vai antecipar o pagamento de 100% do 13º salário aos seus funcionários.

O Bradesco também adotou uma série de medidas emergenciais, como a dispensa de colaboradores considerados como grupo de risco, além de estagiários e menores aprendizes; regime de home office para o maior número possível de empregados; aumento da frequência das rotinas de limpeza na rede de agências e terminais de autotendimento; e oferta de álcool em gel em suas dependências.

O banco afirmou estar incentivando o uso dos canais digitais para todas as operações. Na rede física, os gerentes do Bradesco estão sendo orientados a organizarem o atendimento nas agências nos momentos de maior concentração para diminuir riscos de propagação do novo coronavírus pela proximidade das pessoas.

O Itaú Unibanco informou que, além do reforço do protocolo de limpeza e o uso de antissépticos adequados para eliminar o vírus na área das agências, está fazendo o afastamento preventivo de colaboradores do grupo de risco, acima de 60 anos e grávidas, e orientando clientes a usarem os canais digitais.

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Fonte: O GLOBO

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