Ministério Público do Trabalho inicia ações de capacitação do Projeto MPT na Escola

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/03/3.jpgMinistério Público do Trabalho inicia ações de capacitação do Projeto MPT na Escola

Professores e diretores de escolas públicas do Município de Murici, no interior de Alagoas, participaram, na última quarta-feira, 4, das primeiras ações de capacitação do Prêmio MPT na Escola. Neste ano, a intenção é que haja adesão de 16 municípios de Alagoas ao projeto nacional que incentiva a participação de crianças e adolescentes em ações de conscientização e prevenção do trabalho infantil e incentivo à aprendizagem profissional.

A procuradora do MPT Virgínia Ferreira, coordenadora do MPT na Escola em Alagoas, fez um histórico da exploração do trabalho de crianças e adolescentes no Brasil, alertou os profissionais sobre os perigos do trabalho infantil para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças e destacou a importância do ambiente escolar para levar atividades lúdicas que estimulem a criatividade e o desejo de permanecerem na escola.

“Sabemos que a educação é transformadora, e as escolas possuem um papel fundamental para mostrar que as crianças têm potenciais a serem desenvolvidos. Por meio das atividades propostas pelo MPT na Escola, buscamos resgatar as crianças das situações de vulnerabilidade e mostrar que a educação é essencial na formação do indivíduo. O projeto também busca despertar nos jovens a necessidade de buscarem formação profissional, como jovens aprendizes, forma legal e protegida de ingresso no mundo do trabalho”, explicou Virgínia Ferreira.

Com o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, o Prêmio MPT na Escola 2020 recebe inscrições nas categorias conto, poesia, música, desenho e curta-metragem. O prêmio será dividido em dois grupos: alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil; e o segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, deve abordar a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.

A secretária de educação de Murici, Cássia Regina, afirmou que o município está direcionando o projeto para escolas onde há uma vulnerabilidade social maior junto às crianças e às suas famílias, para buscar eficiência ao trazer esse público para o caminho da educação. “É um projeto de extrema relevância porque possui essa proposta de resgate, em parceria com a Educação, que motiva os alunos a focarem no caminho certo e a enxergarem que o caminho não é o trabalho infantil, as drogas ou outro tipo de coisa que os afaste do caminho da educação”, complementou Cássia Regina.

Para representar Alagoas, já confirmaram participação no Prêmio MPT na Escola deste ano os Municípios de Maceió, União dos Palmares, Murici, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Feira Grande e Pilar. A seleção ocorrerá com ganhadores nas etapas municipal, estadual e nacional.

Prêmio MPT Na Escola

O Prêmio MPT na Escola integra um dos eixos do Projeto Resgate a Infância, promovido nacionalmente pelo Ministério Público do Trabalho, que busca reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Na edição de 2019, o Município de União dos Palmares conquistou o 1º lugar nacional nas categorias Conto e Desenho, e foi 5º colocado na categoria Música, 6º colocado na categoria Curta-metragem, e venceu em 6º lugar na categoria Poesia – dentro do Grupo 2. União dos Palmares ainda levou a 3ª colocação na categoria Curta-metragem e foi 7ª colocada na categoria Desenho, ambas do Grupo 1.

Já o Município de Maceió venceu a premiação nacional em três categorias, com trabalhos produzidos por alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental. O município conquistou o 2º lugar na categoria Música, venceu em 5º lugar na categoria Poesia e foi 6º colocado na categoria Conto.

Fonte: Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate