Cunha pode mudar rumo das articulações políticas em AL

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/03/imagem_materia.jpgCunha pode mudar rumo das articulações políticas em AL

O senador Rodrigo Cunha, presidente do PSDB em Alagoas, pode mudar novamente os rumos das eleições em Maceió – e por tabela mudar o cenário político do Estado.

Cunha contribuiu – deliberadamente ou não – para a desfiliação do prefeito da capital do seu partido ao não concordar com os apelos de Rui Palmeira em defesa do lançamento de um candidato tucano à prefeitura.

A saída do prefeito de Maceió do PSDB provocou uma reviravolta na política alagoana: a aliança que está sendo construída entre Rui Palmeira e Renan Filho (MDB). Além disso, o prefeito reduziu, literalmente, o tamanho do PSDB no Estado, que perdeu a prefeitura da capital e tende a perder outras prefeituras do interior, a exceção de Arapiraca.

Num primeiro momento essa aproximação de Rui e Renan provoca uma fragilização na oposição ao Palácio dos Palmares.

Mas antes mesmo de Rui anunciar publicamente que fechou acordo com o governador, o próprio Rodrigo tem demonstrado em conversas com vereadores de Maceió que pode mudar novamente os rumos da política.

O senador tucano disse a um dos mais conhecidos vereadores de Maceió que passou a avaliar a possibilidade de se candidatar a prefeito.

Pode ter sido um blefe ou mesmo uma simples sondagem. O vereador, muito influente na Câmara Municipal de Maceió, revelou o teor da conversa a vários interlocutores. Mas ele próprio não acredita uma eventual candidatura de Cunha.

Não custa lembrar. O próprio Rodrigo já avisou que não pretende se candidatar a prefeito, nem de Maceió, nem de Arapiraca – embora se fosse sairia como favorito e poderia provocar uma nova reviravolta na política alagoana.

Cunha continua trabalhando como Plano A na candidatura a prefeito do deputado federal JHC (PSB). O senador apesar das conversas com diferentes lideranças políticas não tem conseguido ampliar a base de apoio do parlamentar socialista. Com ele candidato – algo improvável – poderia ser diferente.

No cenário atual, é mais provável que o vereador com quem o senador conversou apoie o pré-candidato do PP a prefeitura da capital, o deputado estadual Davi Filho. Não só o vereador, mas também o grupo que ele representa na Câmara Municipal de Maceió.

____

Redação com Blog do Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate