FEBRACE: mostra nacional de Ciências e Engenharia recebe uma nova geração de jovens cientistas

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/02/febrace.jpgFEBRACE: mostra nacional de Ciências e Engenharia recebe uma nova geração de jovens cientistas
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece de 17 a 19 de março, será realizada em novo endereço: no Centro de Convenções Rebouças da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, — local com melhor infraestrutura para receber cerca de 1.200 professores e estudantes finalistas, além dos mais de 5 mil visitantes. Outra novidade deste ano é a exigência de inscrição prévia para visitar a mostra, que continua com entrada franca.

Nesta 18ª edição, FEBRACE contará com 345 projetos finalistas, de 27 Unidades da Federação. Estarão presentes 761 estudantes e 510 professores do ensino fundamental, médio e técnico, de 295 escolas. “O impacto da feira é cada vez maior. Nesta edição, 66 mil estudantes desenvolveram projetos de pesquisa científica e tecnológica e os submeteram diretamente ou através de uma das 123 feiras afiliadas”, comenta a coordenadora da FEBRACE, Roseli Lopes de Deus, que é professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Segundo ela, este resultado é fruto de um trabalho que vai além da mostra de projetos, pois ao longo desses anos vêm sendo realizadas uma série de iniciativas – campanhas de sensibilização, palestras, seminários, programas de formação – para estimular práticas pedagógicas inovadoras junto aos professores, especialmente em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, da sigla em inglês).

“Essas ações, em conjunto, tem o poder de estimular mais jovens a seguirem carreiras em Ciências e Engenharia – áreas fundamentais para economia da era do conhecimento. Quanto mais as escolas são bem-sucedidas na implementação da abordagem STEAM, mais seus alunos adquirem competências para enfrentar os desafios do séc. XXI e da 4ª Revolução Industrial, ressalta.

Premiação – Na FEBRACE, os autores dos melhores projetos serão julgados por um Comitê de Avaliadores composto por professores universitários, pesquisadores e especialistas voluntários. Os melhores projetos, em diversas categorias, ganharão troféus, medalhas, bolsas do CNPq, intercâmbios e visitas técnicas, num total aproximado de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior.

Os finalistas também concorrerão a uma das nove vagas de projetos (até 18 estudantes e nove professores orientadores) para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (ISEF), que será realizada de 10 a 15 de maio, na cidade de Anaheim, no sul da Califórnia (EUA).

Serviço:
Mostra pública da FEBRACE 2020:
Dias 17, 18 e 19 de março, das 14h às 19h, no Centro de Convenções Rebouças da Faculdade de Medicina da USP (Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23 – Pinheiros – São Paulo). Entrada é gratuita com inscrição prévia pelo site http://www.febrace.org.br/agendar.

Mais informações: http://www.febrace.org.br

Sobre a FEBRACE: Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli-USP, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Petrobras, Samsung, Oracle, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, com o apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Fonte: Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate