Observatório do Cepa abre inscrições para programa de iniciação científica e cursos em Astronomia

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/02/o1.jpgObservatório do Cepa abre inscrições para programa de iniciação científica e cursos em Astronomia
O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), integra o Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (CECITE),  no Cepa, está com inscrições abertas para o  programa Iniciação Científica em Astronomia (IniCiA) e para o curso de Fundamentos em Astronomia.  As inscrições podem ser feitas pelo blog do observatório (http://oagll.blogspot.com/ até o dia 05 de março  (IniCiA) e 06 de março (curso de Fundamentos de Astronomia).
O IniCiA é voltada  para alunos da rede pública de Alagoas que desejem  desenvolver pesquisas de cunho didático-científicas em Astronomia. Ao todo, são 20 vagas para estudantes do Ensino Médio devidamente matriculados e as inscrições podem ser feitas por meio do endereço(http://forms.gle/xUVr2Qzw3CAdeHZj8) e de forma presencial no Observatório Astronômico Genival Leite Lima, no Cepa, das 8h30 às 17h30h.
Iniciação –  O programa IniCiA busca levar aos alunos uma real e significativa experiência no desenvolvimento de pesquisa científica em Astronomia como atividade complementar à sua formação. Os alunos participam de uma pesquisa em Astronomia, tendo como finalidade produzir estudos sobre um determinado objeto Celeste ou mesmo desenvolver instrumentos para observação astronômica.
Por semana, serão ministradas duas aulas que acontecerão nos horários das 11h às 12h para a turma matutina e das 17h às 18h para a turma vespertina. As atividades do programa serão iniciadas no dia 10 de março e segue até junho deste ano, com a conclusão e socialização dos trabalhos, por meio da produção de artigo científico produzido pelos alunos participantes do programa.
Para o coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima, professor Adriano Aubert, a participação dos estudantes no programa  propicia o enriquecimento de conhecimento e não só da prática astronômica. “O programa possibilita ao aluno experimentar, ainda na Educação Básica, o que é e como se faz uma pesquisa científica baseada na observação, experimentação e desenvolvimento. Participar do IniCiA é uma experiência que se leva para toda a vida”, afirma o professor.
Fundamentos -Já o curso de Fundamentos em Astronomia começa em 06 de março e finaliza em 08 de maio, totalizando 40 vagas e com aulas todas as sextas-feiras, das 19h às 21h, no Observatório Astronômico Genival Leite Lima.
Fonte: secretaria de educação

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate