Exoneração de Osmar Terra pode afetar programas sociais em AL

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/02/osmar-terra.jpgExoneração de Osmar Terra pode afetar programas sociais em AL

Cooperativas e associações de agricultores familiares estavam se preparando para a visita do Ministro da Cidadania a Alagoas nesse sábado (15). A agenda de Osmar Terra incluía uma passagem por Santana do Ipanema e São José da Tapera com participação de prefeitos e pelo menos dois deputados federais.

As mudanças no Ministério, confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro nessa quinta-feira (13), além de provocar o cancelamento da agenda foi um banho de água fria, não só para a agricultura familiar, mas também vários setores de Alagoas.

A preocupação é que a exoneração de Osmar Terra do Ministério da Cidadania pode afetar diretamente vários programas sociais que são realizados em convênio entre o Estado de Alagoas e o Governo Federal.

É o caso do programa do leite, que está em fase de renovação e pode atrasar a nova pactuação em função da mudança na Pasta, que também cuida de programas nas áreas sociais (Bolsa Família) e até de cisternas para o sertão.

Deputado federal do MDB, Osmar Terra tem relação próxima com os deputados federais Marx Beltrão (PSD) e Isnaldo Bulhões Jr (MDB), além de uma boa relação com o governador Renan Filho (MDB).

Osmar era único ministro do MDB no governo de Jair Bolsonaro. Com a saída dele, a interlocução do partido com o governo deve se tornar ainda mais difícil do que já era.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzonni (DEM) vai assumir a pasta da Cidadania. Mais conservador e ideológico do que Osmar Terra, ele pode provocar mudanças em vários programas realizados no Ministério.

A expectativa é grande. Mas o que se espera é que ele mantenha ações principalmente na área social, o que pode “salvar” o programa do leite.

_____

Redação com Blog do Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate