Projeto oferta cursos do Senai a alunos da Rede Municipal

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/01/1501-Senai-Transforma-Escola-Kátia-Assunção-FG-6-1024x683.jpgProjeto oferta cursos do Senai a alunos da Rede Municipal

Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), alunos de 14 escolas da Rede Municipal de Ensino tiveram acesso a cursos profissionalizantes gratuitos durante o ano de 2019. Ao todo, 843 estudantes maiores de 14 anos, matriculados no 8º e no 9º ano do ensino fundamental, participaram do projeto Senai Transforma, que ofereceu cursos com carga horária de 200 horas.

Os cursos oferecidos foram de impressor de offset, desenhista de produtos gráficos para web, operador de injetora e extrusora de plástico, agente de produção e de consumo sustentáveis, auxiliar de operações logísticas, assistente administrativo, assistente de planejamento, programação e controle de produção e de assistente de recursos humanos. De acordo com o curso, as aulas foram ministradas nas unidades do Senai no Poço e no Tabuleiro e também na própria escola frequentada pelo aluno. Foram cerca de 40 alunos por sala de aula.

A técnica pedagógica da Semed, Cheila Vasconcelos, destacou a importância do Senai Transforma para a vida dos estudantes envolvidos. “A importância do projeto está diretamente ligada à possibilidade dos alunos que estão no início da adolescência, em passar por um processo de profissionalização, além de vivenciar uma estrutura profissionalizante de cursos. O objetivo é fazer com que eles visualizem um projeto de vida melhor”, explicou ela.

De acordo com o estudante Cleiton Moedson, da Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção, participar do Senai Transforma foi uma oportunidade inédita em sua vida e uma experiência motivadora. “Participar foi bastante legal, porque nos deu motivação. Foi uma oportunidade que a gente teve de aprender alguma coisa, para se formar na vida. A gente aprendeu muito”, disse ele, depois de confirmar que participou do curso por iniciativa própria. “Porque se quisermos algo na vida, a iniciativa tem que partir de nós mesmos”, justificou.

Estudante da Escola Municipal Pio X, Maria Eduarda Gomes Viana disse que o curso representou para ela uma nova experiência de vida, além de proporcionar um importante aprendizado. Ela fez o curso de assistente administrativo e disse que aprendeu muitas coisas que contribuíram para que crescesse em vários aspectos. “Eu ouvia dizer que o cargo de assistente administrativo é bom. Resolvi participar porque tive essa oportunidade e meu pai sempre me incentivou a agarrar as oportunidades. Fiquei imensamente motivada”, afirmou Eduarda.

No decorrer de 2019, o projeto Senai Transforma atendeu alunos das escolas municipais Kátia Assunção, Arnon de Melo, Pio X, Antídio Vieira, Pompeu Sarmento, Padre Pinho, Neide França, João Sampaio, Jaime Miranda, Zumbi dos Palmares, Silvestre Péricles, Haroldo da Costa e Luiz Pedro I.

Ascom Semed

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate