Marechal Deodoro recebe XIX Seminário Alagoano de Apicultura e VI de Meliponicultura

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/11/MX-Nilson.jpgMarechal Deodoro recebe XIX Seminário Alagoano de Apicultura e VI de Meliponicultura

Patrimônio histórico nacional, o município de Marechal Deodoro vai ser a capital alagoana do setor apícola, ao receber o XIX Seminário Alagoano de Apicultura e VI de Meliponicultura, nos dias 23 e 24 de novembro, a partir das 13h, no Centro Histórico da cidade. Com o tema ‘Diversidade – uma necessidade para o Mercado Empreendedor’, o evento buscará capacitar o público abordando temáticas inovadoras através de suas palestras e minicursos, além de outras atividades como o Concurso do Mel e a Feira Apícola, com expositores de várias partes do estado.

Entre as palestras estão: ‘Abelha e sua importância global’, com zootecnista dra. Erica Gomes; ‘Meliponicultura: a rentável criação de abelhas sem ferrão’, com o meliponicultor Marcos Amorim; ‘Projeto Sertão Empreendedor – metodologia Favo Cheio’, com a zootecnista Marília Ferro e ‘Possibilidades e nichos de mercado na Apicultura’, apresentada por Edney Magalhaes, representante da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC/BA).

Além dos minicursos ministrados por especialistas de várias partes do país: ‘Produção e beneficiamento de Pólen Apícola’; ‘Própolis vermelha de Alagoas: aspectos produtivos’; ‘Inseminação artificial de abelhas rainhas’; ‘Manejo e divisão da abelha Uruçu – Melipona Scutellaris’; ‘Cosmetologia utilizando produtos das abelhas’; ‘Apitoxina: inovação agregada à apicultura’; ‘Manejo para alta produção de mel’; ‘Meliponicultura e legislação’; ‘Colheita e Processamento de Mel de Abelhas sem Ferrão’; e ‘Análise de custos para implantação de Apiários e Meliponário’.

Manoel Ramalho, analista da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, destacou a importância dos seminários para incentivar a apicultura e a meliponicultura no estado, tanto para quem já atua na atividade, quanto para quem quer iniciar.

“Os eventos XVIII Seminário Alagoano de Apicultura e para o V Seminário Alagoano de Meliponicultura trarão como foco o fortalecimento das referidas cadeias produtivas, abordando temas referente à criação de abelhas, ciência e tecnologia, proporcionando aos participantes uma melhor preparação técnica, bem como oportunizará a troca de experiências entre criadores de abelhas de Alagoas e empresários do setor”, concluiu Manoel Ramalho.

O XIX Seminário Alagoano de Apicultura e VI de Meliponicultura é promovido pelo Sebrae em Alagoas, Associação dos Meliponicultores, Apicultores, Pescadores e Produtores Rurais de Marechal Deodoro e Adjacências (AMADA) e Associação Alagoana de Apicultura e Meliponicultura (Apimeal), com o patrocínio da Prefeitura de Marechal Deodoro, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Phytoapis, Ouro Vermelho, Efetiva consultoria e projetos, além do apoio de instituições e empresas como a Amea, Amigos Zuunidos, Conselho Nacional do Agronegócio de Abelhas (CNAA), Federação Alagoana de Apicultura e Meliponicultura (Faamel) , Apiário Zumbi dos Palmares, Associação dos Apicultores de União Dos Palmares (ASAUP) e Apiário Cajazeiras.

O investimento para participar do evento é de R$ 40. As inscrições podem ser feitas no site: https://semaapial.wixsite.com/semaapial/admissions. As vagas são limitadas.

____

Ascom Sebrae

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate