Asplana comemora aprovação da venda direta de etanol na Comissão de Minas e Energia

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Capturar-13.jpgAsplana comemora aprovação da venda direta de etanol na Comissão de Minas e Energia

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas – Asplana, Edgar Filho, declarou que a aprovação do texto, que liberada a venda direta de etanol das usinas para os postos de combustíveis, na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, é um passo importante para o setor sucroenergético.

De acordo com o dirigente, que representa mais de sete mil fornecedores de cana alagoanos, foi mais uma etapa conquistada. “A Asplana, Unida e a Feplana enxergam a importância da venda direta para a viabilidade das unidades industriais. Com isso, elas poderão produzir mais etanol e o consumidor final terá preços melhores nas bombas. Lutamos por essa liberação já faz alguns anos e ter essa aprovação na comissão é uma grande vitória. Se a proposta for aprovada no Congresso Nacional, já que as chances são grandes por se tratar de um pleito justo, será um grande avanço para o setor sucroenergético.

A proposta aprovada, nesta quarta-feira, 20, pela Comissão de Minas e Energia, susta o art. 6º da Resolução nº 43, de 22 de dezembro de 2009, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que proíbe a venda direta feita pelas usinas.

Sem passar pela distribuidora, o preço do etanol pode cair mais de 30% para o consumidor. Isso porque, além da margem do atravessador, atualmente o combustível precisa passear por centenas de quilômetros sem necessidade. O posto, mesmo que fique em frente a uma usina no interior, tem que comprar o etanol na distrito que tem base da capital.

O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara para depois seguir para votação em Plenário.

____

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate