Teatro Deodoro é o Maior Barato: Duo Harmony Lied encerra a 20ª edição

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Capturar-9.jpgTeatro Deodoro é o Maior Barato: Duo Harmony Lied encerra a 20ª edição

Desde maio deste ano que o Teatro Deodoro é o Maior Barato recebe artistas locais, festejando a diversidade cultural do Estado, possibilitando a democratização do centenário palco e a formação de plateia. Em sua 20ª edição, o projeto da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) recebeu espetáculos de teatro, dança e música. No dia 20 de novembro, acontecerá a última apresentação desta temporada, a 15ª, com espetáculo do Duo Harmony Lied, dupla formada por Marcus Mausan, tenor, e a pianista Nibbya Karlla.
Pieces é o nome da apresentação, como explica Marcus, com o trabalho baseado no Lied, uma modalidade erudita oficializada no período romântico – por volta de 1900. “O grade ícone desse período é Franz Schubert (compositor da Ave Maria)”, explica o cantor, que continua: “O foco não é ópera, por mais que seja canto lírico, mas faremos canções. Lied vem do alemão, significa canção”. O concerto começa às 19h30 e as entradas custam R$10 (meia) e R$20, com venda na bilheteria do Teatro, Centro de Maceió, de terça a domingo, das 14h às 18h, no dia da apresentação até às 19h30.

O espetáculo é construído para que o público sinta a evolução da música de forma cronológica. Marcus esclarece a metodologia que eles vão usar: “Dando início pelo período renascentista, depois pelo barroco, seguindo pelo clássico e romântico. Além de executar as canções, nós vamos dar informações sobre elas, o período histórico de sua composição e os compositores. Será um espetáculo educativo”. No repertório, também estão composições de Jacopo Peri (1561-1633), Andrea Falconieri (1600-1656), Antonio Caldara (1670-1736), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Benjamim Godard (1849-1895), Alberto Nepomuceno (1864-1920), Antônio Vivaldi (1678-1741) e Richard Strauss (1864-1949).

“Fazer música clássica em Alagoas não é nada fácil”, esclarece Marcus, que vibra logo após, “mas temos alguns incentivos que são fundamentais. O Maior Barato é um deles, que dá oportunidade aos artistas locais para mostrarem o trabalho”. É a primeira vez que o Duo Harmony Lied participa de um projeto da Diteal. A dupla é da cidade de Arapiraca e desde o início do ano está morando na capital alagoana. Eles consideram que serem selecionados pelo edital e fazerem parte do projeto é um presente de boas-vindas.

Além disso, encerrar o Maior Barato será a cereja do bolo, comenta Marcus Mausan: “Nós fomos colocados como a última apresentação. Vamos encerrar o projeto deste ano, esperamos fechar com chave de ouro. Vamos trazer um espetáculo de qualidade. Uma curiosidade é que é a semana internacional da música, 22/11 é o dia do músico”. Nada melhor que um concerto didático de música erudita para comemorar essa semana, no palco centenário do Teatro Deodoro.

____

Assessoria Diteal

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate