Capital alagoana recebe encontro de municípios brasileiros

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/11/anseditur3-768x468-1.jpghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/11/anseditur3-768x468-1.jpgCapital alagoana recebe encontro de municípios brasileiros

O destino Maceió, representado pelo titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, presidiu, nessa quinta-feira (7), um encontro com diversos gestores de municípios turísticos brasileiros, em agenda realizada durante a Feira Internacional de Turismo (Festuris) de Gramado, no Rio Grande so Sul. Na condição de presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), o secretário promoveu a articulação entre os destinos associados, parceiros comerciais e institucionais e o governo federal na segunda assembleia geral da entidade.

O encontro, realizado na sede da agência Brocker Turismo, contou com a participação do secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo (MTur), Bob Santos, que apresentou aos representantes dos municípios turísticos os programas, projetos, novidades e ações do governo federal que contribuem para o engajamento do setor no âmbito municipal. Além do representante do MTur, o secretário de Turismo de Gramado, José Carlos Ramos de Almeida, anfitrião do Festuris, também participou da reunião e apresentou a trajetória de desenvolvimento do turismo no destino, que é referência nacional no modelo de gestão e tem quase 90% da economia pautada pelo setor.

De acordo com Jair Galvão, a assembleia é um momento importante, de reciclagem e troca de experiências entre as diversas realidades dos municípios turísticos. “Maceió está entre os principais destinos do Brasil e ocupa, atualmente, posição de destaque na associação nacional, que representa as instâncias municipais de turismo junto ao governo federal. Tivemos o privilégio de contar com a participação do MTur, da Prefeitura de Gramado e do Sindicato da Hotelaria da Serra Gaúcha na assembleia geral, que registrou a presença de vários gestores municipais, novos associados, além de parceiros comerciais e institucionais que contribuem para o fortalecimento do turismo nos municípios, onde de fato o setor se desenvolve. Foi um encontro muito produtivo, que abre a agenda da Prefeitura de Maceió em um dos maiores eventos do calendário turístico do país”, avaliou.

Segundo Bob Santos, o MTur conta com uma série de programas, projetos e iniciativas voltadas para o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios turísticos. “Com o fortalecimento do Ministério do Turismo, que agora conta com a integração da Secretaria Especial de Cultura, as instâncias municipais, representadas pela Anseditur, possuem mais facilidade de alinhamento e proximidade com o governo federal. O papel da associação é muito importante para o desenvolvimento unificado do turismo em todas as regiões e municípios brasileiros”, destacou.

Estavam presentes na assembleia representantes de Maragogi (AL), Teresina (PI), Palmas (TO), São Paulo (SP) Gramado (RS), São José dos Ausentes (RS), Serra Catarinense (SC), Campo Grande (MS), São Joaquim (SC), Bom Jesus (RS), Bom Retiro (SC), Urubici (SC), Bom Jesus da Serra (SC), entre outros destinos.

Entre as pautas discutidas na reunião ordinária, também estavam o aluguel de imóveis residenciais como meios de hospedagem, tema apresentado pelo presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur/Serra Gaúcha), Mauro Salles, e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Após a assembleia, a diretoria da Anseditur alinhou questões administrativas e financeiras, o fortalecimento do plano de marketing da associação, bem como a prestação de contas referentes a 2019 e ações previstas para 2020.

Festuris Gramado

Assim como o destino Maceió, a Anseditur contará com um estande próprio para divulgação das ações da associação, lançamento de projetos, alinhamento de pautas e reuniões com associados durante o Festuris 2019, que tem início na noite dessa quinta-feira (7) e segue até domingo (10), em Gramado, na Serra Gaúcha.

A associação representa mais de 3800 municípios turísticos brasileiros e é responsável pela articulação das demandas e articulação de políticas públicas municipais junto ao governo federal.

____

Ascom Semtel

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate