Mais de 200 mil pessoas devem ser atendidas na 10ª edição do Governo Presente

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/09/491172a39a4dff7eeff948584d44e58f_L.jpgMais de 200 mil pessoas devem ser atendidas na 10ª edição do Governo Presente

A expansão da malha aérea alagoana vem somando reforços importantes para a alta temporada do turismo no Estado. Em diálogo a este movimento, nesta sexta-feira (27), o governador Renan Filho e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo se reuniram com o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, para assinatura do termo de concessão de incentivos fiscais para a companhia. O encontro aconteceu em São Paulo, na sede da Latam Airlines Brasil.

Em contrapartida a redução garantida pelo Governo do Estado de 12% para 5% do ICMS sobre o Querosene de Aviação (QAV), a empresa anunciou uma expansão de 15% da malha aérea ofertada. Na prática, isso significa que Alagoas ganha mais oito novos voos com frequências semanais, saindo de 28 para 34 na rota Maceió-Guarulhos, e de 12 para 14 no trecho Maceió-Brasília. Todos as operações já estão com passagens à venda e entram em funcionamento a partir do dia 27 de outubro e 1 de novembro, respectivamente.

“Temos a política de incentivos fiscais mais arrojada do país, o que nos assegura manter os diferenciais competitivos no mercado nacional. Com o turismo não é diferente, o Estado cumpre com o seu papel para, cada vez mais, atrair visitantes a Alagoas. Quando essas pessoas vêm pra cá, costumam voltar porque gostam daqui. Isso gera um efeito multiplicador gigantesco do ponto de vista econômico, sobretudo na geração de emprego e renda. O turismo em Alagoas é, sem dúvidas, uma das nossas principais estratégias para o desenvolvimento”, ressalta o governador Renan Filho.

Com a assinatura, as três principais e maiores companhias aéreas do Brasil, Latam, Gol e Azul, passam a integrar o decreto que prevê a redução nos impostos cobrados pelo Governo do Estado sobre o combustível de aviação, que representa atualmente 35% dos custos operacionais das empresas.

À frente da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas o secretário Rafael Brito atribui o cenário de prospecção do setor no Estado à consolidação de um relacionamento próximo e continuo com os diferentes parceiros desde trade turístico às companhias aéreas, como a Latam.

“Quando estabelecemos uma relação de parceria e bilateral com as empresas, o resultado chega sempre de forma muito positiva para as duas partes. Com a redução expressiva de 12% para 5% sobre o ICMS do combustível de aviação concedida pelo Governo do Estado, a companhia Latam barateou seus custos e, em contrapartida, anuncia agora um aumento de 15% da sua oferta de voos. Pelos nossos cálculos, a previsão é de que esse número chegue até a 23% de crescimento da malha garantida pela companhia. A gente não podia estar mais feliz. Agora, todas as três grandes companhias aéreas expandiram a oferta de voos para Alagoas, o que significa que, a partir de dezembro, teremos, só de novas operações, mais que o dobro em capacidade de oferta da antiga Avianca”, salienta o secretário Rafael Brito.

Alagoas no Hub

Além de impulsionar as estratégias de crescimento da alta temporada alagoana, os novos voos ofertados pela Latam também dão mais força a ligação entre a capital Maceió e as cidades de Brasília e Guarulhos, o principal Hub (centro de conexões) da Latam. Isso se comprova pela grande circulação de pessoas no aeroporto que, de acordo com a companhia, chega a aproximadamente 41 mil passageiros por dia entre os mais de 300 voos diários para 59 destinos nacionais e internacionais.

“Estamos atentos a todos os mercados sustentáveis e o turismo de Alagoas sai fortalecido neste acordo. A redução da carga tributária foi fundamental para reforçarmos, de forma competitiva, as nossas operações Maceió-Guarulhos e Maceió-Brasília. Na prática, Alagoas agora está mais interligada às conexões da LATAM com o Brasil e o mundo”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

“O sistema de rádio digital é um marco para o Estado. Com os radiocomunicadores, a comunicação entre os agentes acontece em tempo real, dando mais agilidade às ações policiais. Além disso, a rede criptografada traz segurança às operações e estratégias”, anunciou o secretário.

Ainda na área de segurança, outro benefício chegará ao município de Taquarana, com a entrega do novo Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) Tipo 1, que reforçará a segurança do entorno. Com investimento de R$ 1,84 milhão, o equipamento será inaugurado na sexta-feira (4), às 11h30, e abrigará a Polícia Militar e a delegacia de Polícia Civil em um só prédio, ofertando atendimento 24h à população.

Outra novidade, acrescentou Farias, será o lançamento da segunda etapa do Programa Dose Certa na Atenção Básica, que distribui medicamentos da Farmácia Básica para toda a população dos municípios que serão beneficiados nesta edição. O lançamento será às 9h, no estacionamento do Arapiraca Garden Shopping. Só durante o Governo Presente, R$ 1,2 milhão em medicamentos serão entregues a 13 municípios: Arapiraca, Campo Alegre, Girau do Ponciano, São Sebastião, Limoeiro de Anadia, Igaci, Craíbas, Feira Grande, Taquarana, Lagoa da Canoa, Coité do Nóia, Campo Grande e Olho D’Água Grande.

Na área de infraestrutura, o Governo entregará os acessos ao município de Craíbas e a entrega da rodovia que dá acesso à Vila São Francisco, em Arapiraca, que vai mudar a vida da população, que há 30 anos espera pela obra. Os 6 km de estrada atendem também os povoados Alto dos Galdinos, Vila Fernandes, Lagoa Cavada, Vila Pau Ferro, o conjunto Jardim das Paineiras e o bairro Cavaco. Além de promover mobilidade e segurança viária aos moradores, a rodovia facilita o escoamento da produção agrária e integra as comunidades à rota do desenvolvimento do Agreste.

Outra ação na área de saúde ocorrerá no estacionamento do Garden Shopping, com o Circuito Saúde, durante todo o dia 4. O Circuito levará consultas e exames médicos à população.

Governo Presente, uma ideia de cidadania e proximidade que se estabeleceu desde 2015

Uma ação que deu certo, um caminho que não tem mais volta. Assim pode ser definida a ação denominada de Governo Presente, criada para aproximar o Estado das populações dos recantos mais longínquos do interior de Alagoas, esquecidas ao longo do tempo por outras gestões. A ação ocorre através da prestação de serviços de cidadania, saúde, educação, infraestrutura e lazer aos municípios fora da região metropolitana do Estado, seguindo um dos três pilares da gestão Renan Filho: a proximidade, além da transparência e da ética.

Esta proximidade fez o homem e a mulher simples do campo ou longe da capital sentirem-se cidadãos e cidadãs com direitos e deveres reconhecidos pelo Estado.

A primeira edição do Governo Presente foi realizada em abril de 2015, no município de Arapiraca e municípios circunvizinhos. Foram criadas duas Arenas com diferentes serviços que funcionaram durante os dois dias de evento. A Arena da Cidadania era o local para a emissão de documentos e atendimentos básicos de saúde, enquanto que a Arena do Saber e do Lazer concentrava atividades de educação, lazer e esporte para crianças e jovens.

A agenda do Governador também foi destaque na primeira edição do Governo Presente. Foram realizadas reuniões e audiências, inaugurações e assinaturas de Ordem de Serviço.

___

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate