Expo Bacia Leiteira vai mostrar resultados de investimentos no setor

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/09/65712863_117743559492135_7713652770394051519_n.jpgExpo Bacia Leiteira vai mostrar resultados de investimentos no setor

Quinto estado do Brasil em produtividade leiteira, Alagoas produz, segundo o IBGE, o total de 950 mil litros por dia. A produção está concentrada em 28 municípios, sendo 80% desses concentrados na bacia leiteira na região do semiárido. Em produção nacional, o estado segue na 17º colocação, sendo o terceiro do Nordeste. O município de Major Izidoro é o maior produtor da atualidade. O panorama da produção interna também mostra que cerca de 20 mil propriedades possuem 100 animais, classificando os produtores como pequenos. Apenas 27 propriedades abrigam mais de 500 animais em produção.

Todo o trabalho de fomento desenvolvido pelos produtores e investimentos aplicados em melhoramento genético do rebanho serão exibidos, de 2 a 5 de outubro durante o maior evento do setor, a Expo Bacia Leiteira, em Batalha. A exposição é de cunho técnico com objetivo de levar ao público mais conhecimento, tecnologia e análise sobre as perspectivas futuras para a bacia leiteira.

Segundo a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), o evento vem impulsionando o investimento em genética desde a agricultura familiar. “Percebemos essa grande acessibilidade à genética aprimorada, melhorada, de alto nível técnico também presente em pequenos rebanhos. Isso eleva a qualidade técnica do plantel”, pontuou.

A programação conta com as palestras do Seminário da Cadeia Produtiva do Leite, torneios leiteiros para agricultura familiar valendo R$ 28 mil, além de julgamento da raça gir leiteira e a competição ranqueada do girolando. Feira da agricultura familiar, encontro de gestores, visitas técnicas e oficinas sobre produção artesanal de queijos também estão na programação.

Após uma pausa de seis anos, a Expo Bacia foi retomada em 2017 e se tornou mais um meio de democratização da genética leiteira de Alagoas, que é considerada berço de produção. “Muitos estados criaram sua bacia leiteira baseados em Alagoas. Até hoje fornecemos genética para todo país”, afirmou o presidente do Sindleite, André Ramalho.

Organizado pela prefeitura de Batalha, o evento vem cumprindo seu papel de integrar a bacia leiteira. “A tradição e a vocação natural do povo sertanejo para atividade precisa ser valorizada. A cada exposição conseguimos avaliar o trabalho anual e força dessa atividade na economia”, avaliou a prefeitra de Batalha Marina Dantas.

Em média, com a produção aproximada a um milhão de litros por dia, o setor leiteiro movimenta mais de R$ 40 milhões,segundo o Sindleite. Trinte e seis laticínios atuam na industrialização dos derivados. Confira a programação completa!

30/09 – Segunda-feira
8h – Entrada dos animais no Parque Mair Amaral

01/10 – Terça-feira
Continuação da entrada dos animais no Parque Mair Amaral

02/10 – Quarta-feira
08 – Palestra Adeal – Medidas para a retirada da Febre Aftosa
9h às 17h – Seminário da Cadeia Produtiva do Leite
17h – Abertura oficial
18h – Lançamento e apresentação da CooperSertão e da Central de Compras do Sebrae
20h Esgotamento dos animais do Torneio Leiteiro

03/10 – Quinta-feira
8h e às 20h -Torneio Leiteiro: ordenha
09h – Palestra Senai – Como aumentar a validade do queijo de Coalho melhorando o processo de fabricação
15h – Início do julgamento de animais

04/10 – Sexta-feira
Torneio Leiteiro: ordenda às 8h e às 20h
8h – Feira da Agricultura Familiar
15h – Reunião do Fórum dos Secretários de Agricultura de Alagoas (Fasa)
Continuação dos julgamentos de animais e entrega de prêmios
Visitação aberta ao Campo de forrageiras
22h – Início das apresentações musicais

05/10 – Sábado
Torneio Leiteiro: ordenda às 8h e às 20h30 premição
22h – Início das apresentações musicais

06/10 – Domingo
Saída dos animais

____

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate