Empresários participam de reunião preparatória

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/09/ReunioChinareduzida.jpgEmpresários participam de reunião preparatória

Os empresários alagoanos que irão embarcar no dia 11 de outubro na segunda Missão Empresarial à China liderada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), em parceria com o Sebrae Alagoas, participaram nesta tarde (24), na sede da Federação, de uma reunião preparatória. O grupo visitará a primeira fase da 126ª edição da Canton Fair, maior feira multisetorial do mundo, e a feira de Yiwu, considerado o maior mercado mundial de pequenos commodities por atacado.

O gerente da Fecomércio, Vagner Cavalcanti, agradeceu a confiança dos empresários e disse esperar que seja uma oportunidade produtiva. “Esta é a segunda missão que a Fecomércio, em parceria com o Sebrae, realiza com destino a China. A primeira foi em abril. Alguns de vocês, que são MEIs, estão viajando com o subsídio do convênio. Outros, devido ao porte, não foram abrangidos, mas terão o mesmo suporte. Nos colocamos à disposição de vocês e desejamos que tenham produtividade, realizando boas compras para aumentar a competitividade das empresas de vocês”, afirmou, relembrando que a consultoria em comércio exterior, realizada previamente pelo consultor da Federação, Luiz André, certamente contribuirá para esse processo, pois demonstrou que importar é possível, independentemente do porte da empresa.

Esta será a segunda Missão Empresarial à China encabeçada pela entidade. A primeira foi realizada em abril passado com uma comitiva formada por 22 alagoanos. A turma que embarcará no próximo mês conta com 18 integrantes. O grupo será acompanhado pelo consultor da Fecomércio, mais dois despachantes. E chegando ao país asiático, contará com o suporte da Skiway.

Preparativos

As orientações foram repassadas por Heitor Fiorotto, da China Trade Center. Observações como o clima e o fuso horário, já que a diferença entre Brasil e o país asiático é de 11h, e explicações gerais sobre a emissão de visto, franquia de bagagem, o uso de adaptadores de tomadas, cartões de crédito, vestimentas e a média de gastos, além das peculiaridades entre Guangzhou e Yiwu, foram alguns dos pontos abordados.

Entre as dicas, a necessidade de vacinação contra a febre amarela que, apesar de não ser exigida no momento, deve ser tomada para evitar transtornos caso haja um surto no Brasil alguns dias antes do embarque, o que impedirá a entrada na Ásia; e a compra de um chip internacional desbloqueado, já que o governo chinês bloqueia o uso de aplicativos como facebook, instagram, gmail, youtube, whatsapp, google maps e google tradutor.

Os empresários também foram orientados a focarem nos produtos que pretendem importar, otimizando assim a participação na feira, já que são mais de 150 mil itens, acrescentando que, para importar, além do foco são necessários valor para investir, conhecimento do mercado e, principalmente, entender o ‘time’ do negócio. Baixar o aplicativo da Canton Fair ajuda no processo.

A primeira fase da Canton Fair contempla segmentos como bicicletas e acessórios; computadores e periféricos; eletrodomésticos; equipamentos de comunicação; ferramentas manuais e elétricas; lâmpadas, luminárias e afins; louças e metais sanitários; máquinas e equipamentos grande porte; máquinas de pequeno porte; material de construção e decoração; entre outros.

___

Fecomércio AL

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate